Sehab apresenta Habisp durante 2º Fórum Mundial sobre Deslizamentos

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) apresentou o Sistema de informações para Habitação Social na Cidade de São Paulo (Habisp) no 2º Fórum Mundial sobre Deslizamentos, em Roma. O evento foi realizado entre os dias 3 e 7 de outubro e reuniu membros do poder público, pesquisadores e representantes de empresas privadas.

O Habisp monitora os indicadores das áreas com habitações precárias na capital paulista e as classifica segundo níveis de prioridades para intervenção de acordo com fatores socioeconômicos, geológicos e estruturais. Qualquer pessoa pode acessar o sistema por meio do site www.habisp.inf.br.

“Considerando que o risco geológico é um fator determinante para aferir a condição de habitabilidade de uma área, a utilização do Habisp proporcionou a criação de um banco de dados consistente sobre o risco da cidade”, explicou Eliene Coelho, representante da Sehab no evento e coordenadora do Habisp.

Durante o encontro, os participantes – vindos de cerca de 70 países – trocaram experiências e apresentaram novas tecnologias para a investigação e redução de acidentes, além de discutir os sistemas de gerenciamento de risco adotados pelo mundo. Além desse trabalho, a Prefeitura de São Paulo teve mais dois estudos selecionados entre os 662 presentes em todo o evento. Ambos foram apresentados pela geóloga Luciana Pascarelli, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.