Eleição para o CMH tem 100.884 eleitores cadastrados

Por Marcos Palhares

A eleição para a gestão 2011/2013 do Conselho Municipal de Habitação (CMH), que será realizada no dia 4 de dezembro, alcançou o número recorde de 100.884 eleitores cadastrados. A informação foi divulgada durante a 9ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada na sexta-feira ( 27/10) na Central de Habitação. Este ano, a Prefeitura contará, mais uma vez, com a participação institucional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na eleição do CMH.

“Esse número expressivo de eleitores cadastrados é a prova de que, cada vez mais, o Conselho desperta o interesse da população. A expectativa é a de que a maior parte desses 100 mil cadastrados compareça para votar no dia da eleição”, afirmou a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França. “O total de cadastrados é uma vitória dos movimentos populares de moradia. É histórico. Estamos muito satisfeitos ao ver que o Conselho está consolidado”, completou a secretária-executiva do CMH, Violêta Kubrusly. Nas eleições de 2009, cerca de 50 mil pessoas compareceram às urnas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), o CMH é norteado pela ideia de paridade em relação à representação do poder público, movimentos populares por moradia e sociedade civil, assegurando espaço igual a todos os segmentos. Tripartite, é formado por 48 membros, sendo 16 indicados pelo Poder Público, 16 representantes da sociedade civil organizada (empresários, entidades de classe, sindicatos, universidades e ONG’s) e 16 representantes das entidades comunitárias e organizações populares ligadas à área de habitação.

São eleitos também os suplentes para cada membro. Ninguém pode participar por mais de duas gestões consecutivas.