Prefeito entrega os primeiros 162 apartamentos dos “redondinhos” de Heliópolis

O prefeito Gilberto Kassab entregou no domingo (30/10) os 162 apartamentos do Condomínio II do Residencial Heliópolis I, cuja característica principal é o formato cilíndrico dos prédios, que foram apelidados pelos moradores de “redondinhos”. As famílias comemoraram a nova moradia e elogiaram a arquitetura em uma festa que teve até recreadores infantis para divertir a criançada.

Além do prefeito, estavam presentes o governador do Estado, Geraldo Alckmin, a superintendente de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Elisabete França, e o arquiteto responsável pelo projeto, Ruy Ohtake."É uma satisfação muito grande entregar este condomínio, uma obra de qualidade, uma etapa concluída com sucesso”, disse o prefeito que, descontraído, fez as vezes de mestre de cerimônias, brincou com a plateia, visitou um apartamento e tirou fotos com os novos moradores. “O arquiteto foi muito feliz neste projeto”, elogiou o governador, em seu discurso.

Os apartamentos estão distribuídos em nove prédios, de quatro pavimentos mais o térreo. São quatro unidades em cada andar superior e duas no térreo – essas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. Com 50 m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, as unidades têm gás encanado e aquecimento de água. O projeto contempla, também, área de lazer, com miniquadra e playground. “Este é um urbanismo voltado para as crianças, para os moradores. Os carros ficam do lado de fora”, explicou Ruy Ohtake durante seu discurso.

Entre os moradores que receberam as chaves das mãos do prefeito, está Kate Aparecida Bastos, de 29 anos, que é educadora em um abrigo municipal e mãe de quatro filhos. “Hoje fico tranquila com meus filhos no condomínio. Tem espaço e segurança para eles brincarem”, disse.

O advogado recém-formado Carlos Dener Soares Santos, de 37 anos, elogiou o apartamento. “É muito ventilado, dá uma sensação de espaço”, afirmou ele, que será o novo síndico do condomínio. “A primeira coisa a fazer, agora, é conscientizar os moradores que isso aqui é deles, que é preciso cuidar, manter”, disse.

Elisabete França destacou as mudanças pelas quais a região vem passando. “Eu li numa entrevista em jornal que um morador dizia, antigamente, que morava em São João Clímaco e hoje diz que mora em Heliópolis. Ou seja, Heliópolis está virando um bairro importante”, disse, em seu pronunciamento.

Com 70 mil habitantes, Heliópolis está sendo urbanizada pela Prefeitura, por meio do Programa de Urbanização de Favelas. A intervenção está prevista para os quatro quadriênios determinados pelo Plano Municipal de Habitação (PMH), de 2009 a 2024.

A Prefeitura também está construindo outros 162 apartamentos do Condomínio I e 66 apartamentos do Condomínio III do Residencial Heliópolis I – a entrega está prevista para janeiro de 2012. Ao todo, serão 390 unidades habitacionais quando tudo estiver concluído. O investimento é de cerca de R$ 52 milhões.

Também estão sendo feitas obras de infraestrutura e eliminação de risco, melhoria da mobilidade urbana, implantação de sistema para tratamento de esgoto, ampliação de equipamentos culturais e de lazer e criação de polos comerciais. Com investimento de cerca de R$ 570 milhões, com recursos dos governos municipal, estadual e federal, Heliópolis está sendo transformando em um bairro integrado à cidade formal.