São Paulo se transforma em mentora de urbanização para Durban

Por Verônica Gonçalves

Depois de virar mentora de Durban no tema urbanização de favelas, São Paulo recebeu entre os dias 16 e 19 de novembro uma delegação da cidade para conhecer os programas adotados pela capital paulista. “Essa troca de experiências vai além da questão específica da habitação”, comentou o secretário municipal de Habitação (Sehab), Ricardo Pereira Leite.

Durante o evento, a Sehab apresentou projetos urbanísticos que serão aplicados nas comunidades, o Plano Municipal de Habitação (PMH), o sistema Habisp, o Conselho Gestor, o Programa de Regularização Fundiária, o Programa Cortiços e o Concurso Renova SP. Além disso, os representantes de Durban tiveram a oportunidade de visitar Heliópolis e Cantinho do Céu – projeto do arquiteto Marcos Boldarini premiado internacionalmente.

Com as apresentações, os membros da delegação de Durban puderam entender como a Sehab trabalha e levar algumas ideias para aplicarem na cidade sul-africana. “Em Durban existe muita beleza natural, e nós queremos desenvolver um plano que aproveite tudo isso”, afirma a gerente de planejamento e desenvolvimento da prefeitura de Durban, Soobs Moonsammy.

Depois da primeira fase dessa parceria – que está prevista para ser encerrada entre fevereiro e março de 2012 –, vai ser escolhida uma área em Durban para ser urbanizada seguindo as experiências da Sehab.

Programa de Monitoria
A cidade de São Paulo virou mentora de Durban, terceiro maior município da África do Sul, neste ano. A parceria durará um ano, por meio do Programa de Monitoria entre Cidades. A escolha de São Paulo se deu devido à experiência com o Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). O programa é uma iniciativa da Metropolis – membro da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) que inclui municípios com mais de 1 milhão de habitantes e tem uma rede com membros em mais de 130 países.