Prefeitura entrega primeiras 300 unidades em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade

Por Luiz Rocha Pombo

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) e a Caixa Econômica Federal (CEF) entregou 300 apartamentos no Residencial São Roque, em Sapopemba (Zona Leste), em 11 de dezembro.

Essas são as primeiras unidades habitacionais entregues na cidade por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida voltadas para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Outros 180 apartamentos deverão ser entregues no Residencial Piracicaba, também na região de Sapopemba.

Do total de unidades do Residencial São Roque, 158 são destinadas a famílias que viviam em áreas de risco geológico ou de alagamento (Parque das Flores e Várzea do Tietê, respectivamente). Antes de serem contempladas com as chaves do novo lar, essas famílias ficaram quase 2 anos recebendo Aluguel Social da Prefeitura.

Para as demais, foram encaminhados famílias em condição de vulnerabilidade econômica e social e integrantes de movimentos de moradia. Os apartamentos possuem dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Na área comum, há salão de festas e playground.

O pedreiro Ricardo Ribeiro, de 54 anos, e sua mãe Anita Ferreira, de 71, foram sorteados e receberam uma unidade totalmente decorada. “Foi um presente de Deus. Estava pensando em comprar um armário de cozinha parcelado, mas quando entrei na minha casa, ela estava toda decorada”, contou Anita, sorridente.
Compareceram ao evento a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, o presidente da CEF, Jorge Hereda, o prefeito Gilberto Kassab, o secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, entre outras autoridades.

A empregada doméstica Bernardete Martins, de 40 anos, também foi contemplada e recebeu as chaves das mãos do prefeito. “Sair do Parque das Flores e vir para cá é um sonho que se torna realidade”, disse.