Primeiras 140 famílias do Real Parque já estão na casa nova

Por Miguel Antunes

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) entregou em 18 de dezembro as primeiras 140 unidades do Conjunto Habitacional Real Parque, na Zona Sul. Iniciado em 2010 e com previsão para ser concluído em março de 2013, o projeto prevê a eliminação de áreas de risco, a construção de mais 1.113 apartamentos. Cerca de 6.000 pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras.

Nessa primeira entrega, foram contempladas as famílias que perderam tudo no incêndio na comunidade, em outubro de 2010. Antes de receberem as chaves, essas pessoas haviam ficado 14 meses recebendo Aluguel Social da Prefeitura.

Cada apartamento tem 50 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e sacada. Para os condomínios, está previsto playground, quadra poliesportiva e áreas verdes com paisagismo. As novas moradias são destinadas às famílias que já residiam na área. A urbanização da área inclui ainda a criação de boxes comerciais, a revitalização dos conjuntos habitacionais já existentes na área e a construção de um parque e uma creche.

O investimento no Real Parque é de cerca de R$ 140 milhões, sendo que parte desse valor é proveniente da Operação Urbana Faria Lima. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo, parte dos recursos de uma Operação Urbana estão sendo utilizados para construção de Habitação de Interesse Social”, destacou o secretário Ricardo Pereira Leite.

Participaram da entrega o prefeito Gilberto Kassab, os secretários municipais Ricardo Pereira Leite (Habitação), Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano), Elton Santa Fé Zacarias (Infraestrutura e Obras) e Rubens Chammas (Planejamento), além da superintendente de Habitação Popular, Elisabete França.

Para as 140 famílias que se mudaram para as novas unidades, o Natal impulsionou o desejo de enfeitar a casa para as festas de fim de ano. É o caso de Maria da Conceição Ferreira. Antes de se mudar para o novo lar, ela vivia em um barraco de dois cômodos em condições insalubres. Para o apartamento novo, ela quer guirlanda na porta e pisca-piscas na janela. A árvore – simples, mas charmosa – já foi comprada e montada. “Sem as dificuldades da vida que a gente levava antes, dá gosto enfeitar a casa. Esse Natal vai ser especial”, afirma.