Heliópolis: Prefeitura remove Alojamento Pilões, em Heliópolis

Depois de 16 anos, o Alojamento Pilões, localizado na Gleba G de Heliópolis, será totalmente removido. Sairão de lá 430 famílias para a construção de unidades habitacionais. Dessas, 250 já foram removidas e aguardam em aluguel social, pago pela Prefeitura, o término das obras. O projeto, que está em fase de licitação, tem investimento de R$ 24 milhões sendo 50% com recursos da PMSP e 50% do Ministério das Cidades.  No local, serão construídas 430 unidades habitacionais, além de área de lazer com quadra poliesportiva e playgrounds.

Heliópolis é favela que mais vem recebendo investimentos ao longo dos anos, devido, principalmente, ao fato de ser a maior não só da cidade, como da América Latina em termos de quantidade de moradores e área.

A Secretaria Municipal de Habitação já entregou obras nas Glebas A e N e agora inicia obras na Gleba G. Nesta terça-feira, às 10h30, ocorre a vistoria nas obras de urbanização na Gleba A – Bolsão II e Gleba G, onde se encontra o alojamento Pilões.

 

Na Gleba A estão previstas a construção de 524 unidades habitacionais. Destas, 390 já foram concluídas e entregues à comunidade. Ainda, dentro deste total, na Gleba A – Bolsão II serão construídas 260 unidades habitacionais que beneficiarão a mesma quantidade de famílias. Destas, 71 unidades foram finalizadas em julho de 2008 e já estão habitadas. Na próxima semana, mais 71 famílias mudarão para seus novos apartamentos e até o final de novembro de 2008 todas as famílias já estarão nas novas unidades. As obras de urbanização no Bolsão II beneficiarão cerca de 400 famílias. São obras de infra-estrutura que incluem rede de água e esgoto, pavimentação, construção de guias e sarjetas, implantação de equipamentos de áreas de lazer e áreas verdes, tais como: quadra e playgrounds, abertura de ruas e vielas no entorno. Além disso, todas as casas no entorno das obras receberam tratamento nas fachadas, ou seja, cada morador escolheu uma cor conjuntamente com os arquitetos responsáveis pela obra. Nesse caso, houve um cuidado especial com a escolha da cor, que buscou resgatar a auto-estima dos moradores e remeter a um ambiente harmônico.