SEHAB revoluciona projetos habitacionais com tecnologia BIM

A tecnologia utiliza modelos 3D para aprimorar a precisão e a gestão dos projetos e será implementada na construção de novos empreendimentos residenciais

Os projetos realizados pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) contam cada vez mais com a avançada tecnologia Building Information Modeling (BIM), que transforma radicalmente a maneira como são idealizados. Com o BIM, as plantas em 2D são substituídas por modelos 3D detalhados e integrados, proporcionando uma visão abrangente e precisa de todos os aspectos planejados. Esses modelos incorporam não apenas as dimensões físicas da obra, mas também detalhes sobre os tipos de materiais utilizados, cronogramas e custos.

A Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) tem utilizado a tecnologia nos projetos habitacionais desde 2020. Agora, após estudos, planeja empregá-la na construção do novo residencial que será construído no antigo terreno do Edifício Wilton Paes de Almeida, tornando este empreendimento habitacional o primeiro a contar com essa inovação. Além disso, a tecnologia será implementada nas edificações da Operação Urbana Água Espraiada.

O Building Information Modeling integra e gerencia todas as informações de um projeto de construção em um modelo digital tridimensional. Ele não apenas representa a geometria do edifício, mas também armazena dados completos sobre seus componentes. A adoção do BIM na SEHAB transformou a forma como os projetos habitacionais são concebidos, planejados, executados e mantidos, trazendo inúmeros benefícios:

Melhoria na colaboração e comunicação: Facilita a colaboração entre arquitetos, engenheiros e construtores, proporcionando a todos os envolvidos, acesso ao mesmo modelo digital, reduzindo significativamente a possibilidade de erros e mal-entendidos.

Redução de custos e prazo: Permite identificar e resolver conflitos de projeto antes do início da construção, diminuindo retrabalhos e atrasos. A capacidade de simular diferentes cenários e otimizar o uso de materiais contribui para uma economia de recursos e redução de custos.

Aumento da precisão e qualidade: Oferece um nível de detalhamento difícil de alcançar com métodos tradicionais, resultando em maior precisão na execução das obras e na qualidade final das construções.

Sustentabilidade e eficiência energética: Facilita a incorporação de práticas sustentáveis desde a fase de planejamento, projetando edifícios mais eficientes em termos de consumo de energia e uso de recursos naturais.

Manutenção e gestão de facilidades: Após a conclusão do projeto, o modelo BIM continua a ser uma ferramenta valiosa para a manutenção e operação do edifício, fornecendo uma base de dados completa para gerenciar reparos, renovações e atualizações ao longo do ciclo de vida do edifício.

O sistema BIM utiliza a plataforma Solibri, um software que permite a análise dos projetos digitais, identificando problemas de compatibilidade e eventuais erros fazendo com que todas as normas e regulamentos vigentes sejam atendidos rigorosamente. A eficiência na identificação de possíveis problemas em uma construção, desde a arquitetura até a engenharia bem como os serviços técnicos finais é mais que garantida.

Desta maneira a SEHAB está liderando a modernização da gestão habitacional pública, alinhando-se com as melhores práticas globais, e preparando o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável em sua política habitacional.