Urbanização no Jardim Recreio beneficia centenas de moradores

As ações localizadas em Parelheiros, na zona sul, integram o Programa Mananciais

 

Obras de Urbanização no Jardim Recreio

As obras que irão beneficiar 59 famílias, cerca de 200 pessoas, do bairro Jardim Recreio, em Parelheiros, foram iniciadas em maio com previsão de entrega para dezembro de 2024.A iniciativa que segue em andamento, conta com investimentos na casa dos R$ 4,8 milhões, e incluí a contenção da área de risco com solo grampeado e revestimento verde, execução de vielas e a implantação de praças e escadarias.

Todas às medidas adotas são fundamentais para a proteção das famílias que residem no local, que é considero de alto risco geológico, classificado como R1 e R3. Importante destacar que todas as melhorias feitas, além de proporcionar melhor qualidade de vida a população do bairro, também visam a limpeza das águas da nascente do importante Ribeirão Parelheiros/Caulim.

Obras de Urbanização no Jardim Recreio

Sobre o Programa Mananciais

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings localizadas na Zona Sul integram parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e a proteção ambiental destas importantes áreas. São ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional provisório e definitivo). A totalidade dos investimentos previstos até final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.

Atualmente o Programa possuí 28 obras de urbanização em andamento, e outras 08 que já foram concluídas. Em relação as unidades habitacionais já foram entregues a população 1.452 novas moradias, sendo que outras 6,9 mil estão sendo construídas.

Com os esforços feitos até então espera-se que até final deste ano aproximadamente 31 mil famílias sejam beneficiadas com obras de urbanização, o recebimento de 8 mil com novas moradias além da implantação de 1,88 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer. Durante a gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas. Ao longo da gestão 2017-2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.