Áreas que passam por obras de urbanização terão Escolas de Bicicleta para jovens

Por Verônica Gonçalves

As áreas que estão sendo urbanizadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e ficam próximas a CEUs, como Sapé (Zona Oeste), São Francisco (Zona Leste), Heliópolis e Paraisópolis (ambas na Zona Sul), vão receber o projeto Escolas de Bicicleta. Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa busca estimular que cem estudantes de cada um dos 45 CEUs da cidade façam o trajeto entre a casa e a escola de bike.

O lançamento do projeto foi no último dia 31, com um evento no Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. O público pode participar de uma pedalada pela região, além de curtir shows com os cantores Max de Castro e Wilson Simoninha, filhos de Wilson Simonal.

Mas antes de saírem para a rua, o projeto vai preparar os alunos para pedalarem com segurança. Eles terão um mês de aulas com monitores treinados pela Companhia Engenharia de Tráfego (CET), pelo Instituto Parada Vital e pela própria Secretaria Municipal de Educação. Esses jovens vão aprender a ter melhor equilíbrio, regras de trânsito e manutenção de bicicletas. Após esse período, eles receberão um certificado e a partir daí poderão fazer o trajeto com seus amigos, em comboios de 15 a 25 pessoas.

Para participar do projeto, os estudantes devem morar perto da ciclorrota indicada, serem alunos do CEU, terem entre 12 e 14 anos e autorização dos pais. O projeto foi idealizado com a consultoria do especialista em mobilidade urbana, o dinamarquês Mikael Colville-Andersen.