Heliópolis: Prefeitura entrega mais 88 unidade em Heliópolis no próximo sábado

No próximo sábado, dia 16 de junho, às 10 horas, o Prefeito Gilberto Kassab, o Secretário Orlando Almeida e toda a equipe da SEHAB entregam mais 88 unidades habitacionais em Heliópolis, agora na Gleba A. Também visitam as obras que estão em andamento na Gleba N, onde 90 unidades habitacionais estão sendo erguidas.
Heliópolis é a maior favela de São Paulo, com 125 mil habitantes, e 14 glebas. A Prefeitura faz obras em três glebas simultaneamente, nas A, N e K , que são as que apresentam maior risco e densidade populacional.
O Programa de Urbanização busca a inserção do Complexo Heliópolis à cidade formal por meio das regularizações urbanística e fundiária, com isso promovendo o acesso dos moradores à infra-estrutura, à inclusão social e à melhoria das condições de habitabilidade, saúde e ambiental. Heliópolis ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, e está localizada no bairro do Ipiranga, região Sudeste do Município de São Paulo.
Existem entendimentos e parcerias entre a PMSP, Sabesp, Eletropaulo e CDHU para atuação conjunta nas áreas. Em 2006, foram firmados dois convênios: o primeiro entre a SEHAB, CDHU e COHAB; o segundo entre SEHAB e Sabesp visando um trabalho conjunto nas áreas de atuação das conveniadas, incluindo o Complexo Heliópolis.
As obras de urbanização nas três glebas prevêem: pavimentação, drenagem, melhoria de ruas, vielas e escadarias; implantação e readequação dos sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto; canalização dos córregos Sacomã (Gleba A) e Independência (Gleba K); remoção das famílias que estão na frente de obras ou risco; implantação de equipamentos de lazer e áreas verdes. Após a conclusão das obras, haverá a regularização fundiária, o que permitirá à favela se integrar à cidade formal, transformando-se assim em bairro.

 

Jornal da Habitação n°2