Vila Nilo: Prefeitura entrega obras na Vila Nilo, nasce um novo bairro na cidade

Eram 56 mil m² de favela. Hoje a área abriga um novo bairro. É Vila Nilo, um local que tem um ar bucólico, pois as casas são sobrepostas, como numa verdadeira vila. O local agora tem endereço definido - motivo de orgulho para seus moradores - Rua General Jerônimo Furtado, Jaçanã/Tremembé, pista local da rodovia Fernão Dias. As obras, que fazem parte do Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação, tiveram início em novembro de 2005. 
 

São 543 famílias beneficiadas, cerca de 2.000 pessoas, grande parte delas, jovens e crianças. Para termos uma idéia do que significa a obra de urbanização para essas famílias, basta dizer que a maioria sobrevive com a coleta de lixo. Algumas sequer têm renda definida, mas várias conseguem sobreviver com até três salários mínimos; muitas moravam à beira do córrego que corta a favela, ao lado do Cingapura. Outras, em meio ao lixo e todas, de forma inadequada, sem condições básicas de salubridade e infra-estrutura.


Com a urbanização, os barracos de madeira foram demolidos, mas casas de alvenaria que estavam em boas condições ficaram. No lugar dos barracos, sugiram 136 casas sobrepostas de 44 m², com escada no lado de fora, sala, dois quartos, cozinha e banheiro, área de serviço nos fundos com azulejos no chão e nas paredes. A cozinha já vem equipada com pia e a área de serviço, com tanque. O banheiro também vem todo equipado. A cobrança da luz agora é individual, não há mais “gatos”, bem como a água e o gás, que ganhou reservado especial no lado de fora da edificação, que obedece a todos os critérios de segurança. Isso é importante porque a individualização do consumo de água, luz e gás vai de encontro ao desejo dos moradores, que se ressentiam de pagar por aqueles que consumiam muito e nada pagavam, o que gerava os famosos “gatos”. Além das 136 casas sobrepostas construídas, as 277 casas restantes foram urbanizadas e receberam melhorias como a pintura das fachadas que foram realizadas obedecendo critérios de arquitetos, paisagistas e o gosto da população local.

A Secretaria Municipal de Habitação investiu cerca de R$ 16 milhões na obra que teve início em 2005 e concluiu mais de 3.200 m² de pavimentação, 3.000m² de canalização do córrego e construção de gabião, 1.500m de rede de água tratada, 1.300m de esgoto, além de paisagismo com a implantação de praças com brinquedos de madeira ecologicamente tratadas e quadra poliesportiva. O alargamento das ruas e a abertura de outras tornarão possível a passagem dos carros coletores de lixo por toda a área, haverá ainda vias exclusivas para pedestres. É importante destacar que o projeto foi escolhido pela própria comunidade entre três sugestões apresentadas. Com a urbanização concluída, os moradores ingressam agora em uma nova etapa de vida. Terão acompanhamento das assistentes sociais de Habi, que farão palestras sobre conservação da moradia, pagamento de contas de água e luz, higiene e cuidados básicos com a saúde e a alimentação das crianças, bem como projetos de geração de renda para mulheres e cursos profissionalizantes para adultos. A inovação deste programa foi a construção de um Centro de Convivência, proposta construída em parceria entre SEHAB, SMADS e subprefeitura Jaçanã/Tremembé. Este novo espaço proporcionará a inclusão de novos convênios com ONG’s para ampliar o trabalho social já desenvolvido.


Juntamente com a obra da Vila Nilo, a Secretaria de Habitação também entrega o empreendimento ao lado, Cingapura Vila Nilo, todo reformado, com cobertura reconstruída (pois os apartamentos estavam com infiltrações), abrigos de gás e pára-raios, além de toda a segurança reconstruída, bem como a nova pintura, também escolhida pelos moradores e uma enorme área de lazer implantada em todo local. Este empreendimento faz parte do programa 3Rs e em breve poderá ser comercializado para seus moradores.
Uma nova vida começa na Vila Nilo.