Sehab apresenta propostas para combater gentrificação em seminário internacional

Por Carla Santiago

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) apresentaram propostas habitacionais da cidade que combatem o processo de gentrificação durante um seminário internacional realizado em Santiago (Chile).

Participaram do evento, que foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, delegações de 15 países, além de instituições como a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras.

O processo de gentrificação ocorre quando uma região recebe investimentos públicos e/ou privados que resultam em valorização imobiliária e, consequentemente, provocam a “expulsão” dos moradores mais pobres para outras áreas da cidade.

Como exemplos para eliminar a gentrificação, a Sehab apresentou as propostas para as áreas do Jardim Edite e do Real Parque. Localizadas em bairros nobres da Zona Sul, as famílias das duas comunidades serão mantidas no mesmo lugar após o término das obras de urbanização.

“Nossa apresentação foi muito bem recebida. Mostramos que a cidade já trabalha com políticas habitacionais que combatem a gentrificação”, comentou o gerente de novos projetos da Cohab-SP, André Kwak. “Os outros países não tinham ações concretas para inserir Habitação de Interesse Social em regiões mais valorizadas. Estamos um passo a frente.”