Sesc Pompeia abriga exposição de fotos sobre Paraisópolis

Por Marcos Palhares

O projeto de urbanização que a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) desenvolve em Paraisópolis, na Zona Sul, já mudou a cara da comunidade. Visto de longe, o perfil do conjunto de construções é bem diferente do que em 2006, quando começaram as obras. Mas há um universo que não é visível de fora. Por isso, durante dois anos, a fotógrafa paulistana Renata Castello Branco registrou imagens de 88 das 400 casas da área do Grotinho.

O resultado é a exposição “Paraisópolis, uma Cidade Dentro da Outra”, que estará aberta ao público gratuitamente no Sesc Pompeia, Zona Oeste, entre 6 de junho e 29 de julho. As 95 imagens da mostra foram feitas no interior das casas do Grotinho. “Tive dificuldade com o espaço reduzido e pouca luz, mas foi muito gratificante, pois notei que os moradores ficavam orgulhosos com o trabalho”, conta a fotógrafa.

Para fazer as imagens, Renata contou com a ajuda de Negro San, um guia de Paraisópolis. Ao final da mostra, seis televisores trazem depoimentos de moradores e dos membros da equipe de produção. Além da exposição, será lançado um livro com o registro fotográfico. A publicação, que terá uma tiragem de 3 mil exemplares, tem projeto do designer gráfico Gustavo Piqueira e texto de apresentação do filósofo Celso Favareto.

Iniciado em 2006, o projeto para urbanizar Paraisópolis já está na terceira e última fase. Com investimento de R$ 594 milhões, dos governos Federal, Estadual e Municipal, serão construídas 3.433 unidades habitacionais. O projeto inclui ainda a implantação de parques lineares, a construção da Via Perimetral, da Escola de Música e de equipamentos públicos.

SERVIÇO

Exposição “Paraisópolis, uma Cidade dentro da Outra” – Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia. Período: 6/6 a 29/7. Entrada gratuita. Horário: de terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 20h. Tel. 0800-118220. www.sescsp.org.br