Jornada da Habitação agita Heliópolis com dia repleto de atividades

Por Marcos Palhares

A penúltima etapa da Jornada da Habitação levou dezenas de atividades à comunidade de Heliópolis, no Ipiranga, no dia 26. Entre 10h e 18h, o Centro de Convivência Educativa Cultural abrigou palestras, oficinas, debates, exposições, apresentações musicais, teatro, mostra de vídeos, competições esportivas, shows e brincadeiras infantis, além das barracas que vendiam alimentos, bebidas e artesanato.

“É muito bom ver que a comunidade tem as suas raízes, comemora a sua cultura. O espírito da Jornada é a participação de todos”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite. Ao lado do arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto dos prédios cilíndricos construídos na comunidade (apelidados de “redondinhos”), a superintendente de Habitação Popular da Sehab, Elisabete França, falou sobre a importância da colaboração entre moradores e urbanistas. “As lideranças locais tiveram participação decisiva em todas as melhorias feitas na comunidade”, disse.

Na Jornada, Heliópolis trocou experiências com a cidade de Moscou, na Rússia. Agora, o evento seguirá para os Cortiços do Centro, nos dias 30 de junho e 1º de julho, quando ocorrerá o seu encerramento. “O que tentamos fazer foi ter a compreensão de como os habitantes de Heliópolis mudam o ambiente onde vivem. Fizemos entrevistas em três locais que receberam projetos de urbanização da Prefeitura e analisamos as alterações arquitetônicas a partir do ponto de vista delas”, afirmou a arquiteta Francisca Insulza, do Strelka Institute, de Moscou, durante a palestra “Moscou-Heliópolis, Histórias de Moradia”.

O Plano Urbanístico de Heliópolis também foi apresentado na Tenda de Debate pela coordenadora do programa, Vanessa Padiá. “Tivemos várias intervenções pontuais ao longo dos anos e, agora, estamos trabalhando conexões, para fazer a integração entre elas”, observou a coordenadora. O arquiteto do Strelka Institute, Kuba Snopek, falou um pouco sobre a Habitação Social em Moscou.

Cultura e diversão

Além das palestras, o evento contou com uma vasta programação cultural. Um dos destaques foi a apresentação da Sinfônica Heliópolis (Instituto Baccarelli) no palco montado dentro do Centro de Convivência. Na Arena, ao lado, a Companhia de Teatro Heliópolis encenou “O dia em que Túlio descobriu a África” e houve a estreia do curta-metragem “Ana Carolina”, do grupo Cine Favela, seguido de debate com os atores. Durante todo o dia, os moradores puderam ver exposições.

Outra novidade foi a produção, por alunos e professores da Escola da Cidade, de um vídeo sobre Heliópolis. Houve também apresentação de grupos musicais e de dança, além do palhaço Leléco e do TerSarau. O espaço para crianças tinha brinquedos, pintura de rosto e escultura de bexiga. Já na quadra do Centro de Convivência, houve gincana e apresentações de karatê e de dois grupos de capoeira.

Confira mais imagens do evento.