Começam os mata-matas da Copa Jornada da Habitação de futebol

Por Débora Yuri

Os mata-matas da 1ª Copa Jornada da Habitação começam neste sábado, 2 de junho, com oito jogos envolvendo os 16 times mais bem classificados na primeira fase. A competição é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Os confrontos das oitavas-de-final serão Família Fumaça x Periferia, E. C. Caiubão x Monte Blue, Tradição x Galo de Ouro, Só Primos x Fúria 15, Alvorada x Morro Doce, União da Ilha x Agremiação Rainettes, Mal Falados x Beira Rio e Bela Vista x Amigos do Jô. Todos os jogos acontecerão no sábado, a partir das 9h, no C. E. Geraldo José de Almeida (Pirituba), CDC Jardim Regina (Jd. Regina), Santo Amaro/Joerg Bruder (Santo Amaro) e CDC Vila Anhanguera (Jardim Joá).

“A ideia era fazer um torneio entre times de futebol da periferia paulistana, no formato da Copa do Mundo, com 32 equipes que já disputam torneios de várzea”, explica o coordenador da competição, Ulisses Carraro, da Regional Centro (Habi-Centro) da Sehab. “Esse universo é tão grande que, no início, cogitamos fazer um campeonato com 200 equipes.”

Participarão das oitavas-de-final da Copa Jornada times de comunidades de todas as regiões da cidade, como Jaguaré, Butantã, Perus, Morumbi, Capela do Socorro, Água Branca, Ipiranga e São Mateus. As quartas estão marcadas para o dia 16 de junho, a partir das 9h, no C. E. Butantã e C. E. Vila Alpina. No dia 23 de junho, acontecem as semifinais, ambas no Campo Pelezão (Lapa).

A disputa do 3º lugar e a grande final vão rolar em 30 de junho, também no Pelezão. No mesmo dia, haverá o encerramento da Jornada da Habitação, com a troca de experiências habitacionais entre Bagdá, no Iraque, e os cortiços do Centro de São Paulo. O evento também é organizado pela Sehab.