Dois eventos já começam a agitar a última etapa da Jornada da Habitação

Por Carla Santiago

A última etapa da Jornada da Habitação, marcada para o próximo dia 30 nos cortiços da região central, vai ter uma brincadeira diferente. Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vão fazer a final de um concurso educativo que testa o conhecimento da garotada sorteando uma palavra para ser soletrada.

As semifinais do Soletrando foram realizadas nas duas últimas semanas em Centros de Crianças e Adolescentes (CCAs) da capital. “As crianças ficam super entusiasmadas. Um dos vencedores dessa etapa nos surpreendeu, pois é um aluno muito bagunceiro, não imaginávamos que ele tinha esse talento”, disse a diretora do CCA Nossa Senhora do Carmo, Ana Paula Cavalcante.

Uma das pessoas que garantiu a vaga para a grande final foi a estudante Janaina Matias, de 13 anos. “Não achei muito difícil, mas meu coração disparou, deu um frio na barriga. Minha mãe vai sentir orgulho de mim. Sou estudiosa, mas vou estudar mais ainda para a final”, contou.

Curso de Culinária

Cerca de 40 moradores dos cortiços participam até o dia 21 de um curso de culinária na Casa Gourmet da Arno. Nas aulas, eles estão aprendendo a fazer pratos doces e salgados, aproveitando sobras de alimentos. Na Jornada, inclusive, será realizado um concurso que premiará o doce mais saboroso.

“Acredito que as aulas motivem as pessoas. Os participantes aprendem a fazer alimentos mais saudáveis e até descobrem uma renda extra. Esse incentivo melhora a vida de muita gente”, comentou a coordenadora do curso de culinária da Arno, Ana Maria Chapela.

Organizada pela Secretaria Municipal de Habitação, a Jornada da Habitação promove a troca de experiências entre seis projetos desenvolvidos em São Paulo pela Prefeitura e seis cidades do exterior: Roma (Itália), Mumbai (Índia), Medellín (Colômbia), Nairóbi (Quênia), Moscou (Rússia) e Bagdá (Iraque).