Jornada da Habitação vira tema de suplemento da revista italiana de arquitetura “Domus”

A Jornada da Habitação/São Paulo Calling virou tema de suplemento especial da revista italiana “Domus”. O caderno foi lançado no Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo, na quarta-feira (28/11). A “Domus” é uma das mais conceituadas revistas de arquitetura internacionais.

Com 84 páginas, o suplemento da edição 963 da publicação traz o resultado da Jornada, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Durante seis meses, o futuro da cidade informal foi discutido em São Paulo, onde se reuniram arquitetos e urbanistas envolvidos com projetos focados em assentamentos precários de Roma (Itália), Nairóbi (Quênia), Medelín (Colômbia), Bagdá (Iraque), Moscou (Rússia) e Mumbai (Índia).


Os estrangeiros trocaram experiências com a população e profissionais que atuaram em seis projetos de urbanização e revitalização desenvolvidos pela Sehab: Heliópolis, Paraisópolis, Jardim São Francisco, Bamburral, Cantinho do Céu e Cortiços do Centro. Além de fórum de discussões, a Jornada da Habitação teve atividades socioculturais e esportivas nas comunidades envolvidas e exposição itinerante, com curadoria do arquiteto italiano Stefano Boeri.

O suplemento da “Domus” foi distribuído após a palestra “Construir Cidadania”, que reuniu arquitetos e a superintendente de Habitação Popular (Habi) da Sehab, Elisabete França. O evento encerrou o ciclo de palestras organizado pelo portal brasileiro de arquitetura Arq!Bacana, em parceria com o MCB.