Mudança na coleta de lixo do Brás já apresenta resultados positivos

Medida adotada pela Secretaria de Serviços garantiu eficiência e diminuiu risco de enchentes

Cerca de três meses após a mudança no horário da coleta de lixo na região do Brás e Pari, a medida adotada pela Secretaria de Serviços já apresenta resultados positivos que podem ser traduzidos em números. A coleta é realizada diariamente por oito caminhões, em 84 ruas, das 7h30 às 9h (anteriormente, ocorria entre 19h entre 3h).  

Para se ter uma ideia do avanço qualitativo do serviço, até fevereiro deste ano eram recolhidas 52 toneladas por dia de lixo domiciliar. Depois da mudança de horário, a média subiu para 64 toneladas. No caso da varrição, houve queda de 18 para 10 toneladas diárias. A coleta compreende toda a região entre as ruas Cachoeira e Hannemann e as avenidas Carlos de Campos, Celso Garcia e do Estado.

“Foi uma decisão que se mostrou acertada porque estamos tendo uma resposta bastante satisfatória. Esse novo método vai contribuir bastante para a prevenção das enchentes, evitando a presença dos sacos de lixo durante o dia e diminuindo o risco de que sejam rasgados e seu conteúdo fique espalhado nas ruas”, avaliou o secretário de Serviços, Simão Pedro, que concedeu entrevista sobre o assunto à rádio Bandeirantes na tarde de quarta-feira (15/05).

Outro benefício da medida é coibir o descarte irregular por parte de grandes geradores. De acordo com a lei, estabelecimentos e prédios comerciais que produzam mais de 200 litros de resíduos por dia devem contratar coleta particular. Alguns desses grandes geradores, porém, poupam-se dessa despesa depositando seus resíduos junto com o lixo domiciliar comum. “A rapidez desse novo sistema está desfavorecendo essa conduta”, afirma o secretário.

Ampliação

A Secretaria de Serviços estima que, até o fim deste ano, o modelo de coleta adotado na região do Brás, com a antecipação da coleta para o período diurno, seja ampliado para a Rua 25 de Março e outras vias do Centro.

O modelo em implantação no Brás já tem antecedentes. Em 2010, uma operação semelhante foi implantada e bem recebida no Bom Retiro. As duas regiões tem em comum o comércio baseado na venda de tecidos e roupas, geradores de embalagens e retalhos, que ficavam por muito tempo expostos em via pública até a coleta.

O munícipe pode tirar dúvidas em relação ao serviço pelo telefone 0800 770 1111

Números

14,3 mil reais é quanto pode custar a multa para quem descarta fora do horário
1,2 mil reais é a multa para grandes geradores que fazem descarte irregular
10 mil lojas, aproximadamente, existem no Brás