Coleta de lixo aumenta 42% na Virada Cultural 2013

Este ano foram retiradas 459,4 toneladas de lixo das ruas do Centro. No ano passado foram 323 toneladas recolhidas.

A coleta de lixo nas ruas do Centro registrou aumento de 42% nesta edição da Virada Cultural. Enquanto no ano passado foram recolhidas 323 toneladas de lixo, em 2013 o serviço retirou do espaço público 459,4 toneladas de resíduos. Em 2011, foram recolhidas cerca de 300 toneladas de lixo.

"Tem muita gente que não aparece na linha de frente, mas o cuidado com a cidade, sobretudo no que diz respeito à limpeza do Centro, ao acolhimento das pessoas e às informações prestadas, a instalação dos palcos, iluminação e som. Tivemos bons indicadores de eficiência desse ponto de vista e entendo que as equipes mobilizadas também precisam ser reconhecidas nesse assunto particular", disse o prefeito Fernando Haddad.

O efetivo deste ano contou com 4,2 mil pessoas no serviço de limpeza, assim como no ano passado, além da inclusão de 19 pessoas em situação de rua que foram recrutados para realizar o trabalho.

A participação das 07 Cooperativas conveniadas à Prefeitura através da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - Amlurb que trabalharam com a Coleta de Recicláveis na Virada Cultural contou com 128 catadores. O total de resíduos recicláveis pelas cooperativas foi 6,10 toneladas.

Segurança

O prefeito Fernando Haddad falou nesta segunda-feira sobre a segurança da Virada Cultural. Ele disse que supostos desvios de conduta de policiais militares serão apurados pelo comando da PM. “O comandante, na minha presença, disse que se oficialmente ele receber a informação de uma conduta indevida, ele faz questão de abrir um procedimento disciplinar para apurar responsabilidades”.

Haddad ressaltou que o efetivo, tanto de policiais como de guarda civis, foi aumentado neste ano. “Foram 3.400 profissionais envolvidos, inclusive com reforço de 10% a mais do que a Virada anterior. Além disso, foram 1.400 guardas civis metropolitanos. Então eu reforço: o testemunho dos servidores municipais que estavam na central de comando foi que o número de ocorrências aumentou bruscamente a partir das 2h30 e que o comando da polícia acionou o efetivo em campo para responder a essa demanda“, disse.

Segundo balanço divulgado pela Polícia Militar, 33 pessoas foram presas e 9 adolescentes apreendidos no evento. Duas pessoas morreram, uma vítima de latrocínio e outra por overdose. “Isso não pode nos intimidar de maneira nenhuma. A cidade é nossa. Nós vamos ocupar a cidade. Isso não pode servir de nenhum tipo de intimidação. Ao contrário. Façam o planejamento e vamos expandir a cultura em São Paulo. É com mais cultura que isso deixará de acontecer”, afirmou Haddad, em coletiva no último domingo.

“A Virada, do ponto de vista da programação, foi um sucesso. As pessoas gostaram da Virada. Agora tivemos incidentes no período da madrugada que estão sendo analisados pela PM justamente para que ela possa dar esclarecimentos”, afirmou o prefeito.

Veja aqui o balanço completo da Virada Cultural 2013.