Grupos de trabalho da Conferência do Meio Ambiente iniciam atividades

Iniciativa integra a programação da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, de 30 de agosto a 1º de setembro deste ano, no Centro de Convenções do Anhembi

Os cinco grupos de trabalho (GT’s) que atuarão no processo de reelaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos realizam as primeiras reuniões no próximo dia 24. A iniciativa integra a programação da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, evento que ocorre de 30 de agosto a 1º de setembro deste ano, no Centro de Convenções do Anhembi. O tema do encontro, organizado pelas secretarias de Serviços, Verde e Meio Ambiente e Coordenação das Subprefeituras, será “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Município de São Paulo”.

Cada grupo é formado por dez representantes do poder público, previamente indicados, e dez da sociedade civil, que foram eleitos durante assembleia promovida nesta segunda-feira (15/7), no Auditório da Uninove — Campus Vergueiro. Os membros da sociedade civil foram divididos em representantes de organizações não-governamentais, empresariado e universidades. Na ocasião, que contou com as presenças do secretário de Serviços, Simão Pedro, e do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério, também foram definidos os suplentes de cada titular.

Coordenado por Sergio Forini, o GT1 tem como objetivo fundamental a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental e Comunicação em Resíduos Sólidos. O GT 2 está sob a coordenação do diretor de Planejamento da Amlurb, Samuel de Oliveira, e visa a reelaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Djalma Gouveia da Silva coordena o GT3, que irá elaborar o Programa de Coleta Seletiva Solidária em órgãos públicos, com inclusão dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Coordenadora do GT 4, Maria Salete Marreti conduzirá as discussões sobre a implementação das ações para resíduos da construção civil. O GT 5, cujo coordenador é o presidente da Amlurb, Silvano Silvério, irá propor instrumentos normativos e legais para a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Os coordenadores ainda irão definir o local e o horário de cada reunião de trabalho.

“Esses grupos têm data de início, término e um produto a gerar, não vão ficar discutindo genericamente. Temos um grande trabalho pela frente, o que nos dará uma boa perspectiva para a construção de uma política municipal de resíduos”, destacou Silvério.

Comitê e etapa temática

Após a eleição dos representantes, o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal de Resíduos Sólidos realizou reunião que definiu as diretrizes para o trabalho dos grupos. Entre as medidas aprovadas, foi estabelecido que as entidades que faltarem às reuniões por duas vezes consecutivas, ou três alternadas, serão substituídas por seus suplentes.

Além das secretarias que participam da organização da Conferência integram o comitê as secretarias de Governo; Direitos Humanos e Cidadania; Assistência e Desenvolvimento Social; Trabalho e Empreendedorismo; Saúde; Educação; e Políticas para as Mulheres.

Ainda dentro da programação que antecede a Conferência, a Uninove - Campus Vergueiro também sediará a etapa temática, no próximos dias 31 e 1º de agosto, das 9h às 17h, sobre diversos aspectos relacionados às coletas seletivas e logística reversa.