Etapas temáticas discutem logística reversa e coletas seletivas

Eventos serão promovidos nesta quarta (31/7) e na quinta-feira (1/8), das 8h30 às 17h, na Uninove - Campus Vergueiro

Aprofundar o debate com a sociedade é um dos principais objetivos das etapas temáticas da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que ocorrem nesta quarta (31/7) e na quinta-feira (1/8), sempre das 8h30 às 17h, na Uninove - Campus Vergueiro. Durante os eventos, que contarão com as participações do secretário de Serviços, Simão Pedro, e do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério, diversos especialistas e representantes de entidades irão ministrar palestras.

O primeiro dia de atividades terá análises sobre o tema Coletas Seletivas – Resíduos Secos e a Logística Reversa. Logo após a abertura das atividades, às 9h30, Silvério apresentará informações sobre o assunto e a relação com o plano de metas do governo municipal.

A programação completa pode ser conferida aqui .

O segundo dia é dedicado a Coletas Seletivas – Resíduos Orgânicos, da Construção, dos Serviços de Saúde e Resíduos Perigosos.

Além dos debates, ao final de cada dia de trabalho, haverá eleição de delegados para a 4ª Conferência, que será realizada de 30 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Convenções do Anhembi. O tema da edição deste ano do evento — a maior já promovida na cidade em número de propostas e participantes — será “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Município de São Paulo”.

Etapas preparatórias

Iniciadas no dia 8 de junho, as etapas preparatórias terminaram no último sábado (27/7), com rodada de plenárias promovida pelas subprefeituras Sé, Lapa, Pinheiros e Butantã. Nesse período, foram contempladas todas as regiões do município.

No decorrer do processo, também ocorreram conferências livres e uma plenária composta por representantes de aldeias indígenas, com acompanhamento da FUNAI. Ao todo, serão 800 delegados na 4ª Conferência.

A participação foi totalmente aberta à comunidade, que, além da possibilidade de eleger delegados, encaminhou propostas que servirão como base para a reelaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O documento norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas.