Pregão eletrônico para contratação de serviço de acesso nas Praças Digitais acontece no próximo dia 10

Adiamento é uma solicitação das concorrentes que entendem ser necessário um prazo maior para o levantamento dos custos

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) adiou para 10 de outubro, às 10h, o pregão eletrônico para contratação de serviços de acesso à Internet por sistema Wi Fi para 120 praças da cidade de São Paulo, que compõem o Programa Praças Digitais – Wi Fi Livre SP.

Inicialmente marcado para 27 de setembro, a nova data atende à solicitação das empresas que entendem ser necessário um prazo maior para o levantamento dos custos dos serviços. De acordo com a Prodam, devido as dimensões distintas dos locais de instalação, o cálculo dos valores tem tomado das empresas mais tempo que o previsto inicialmente. Além disso, para tornar mais claros alguns pontos que provocavam dúvidas, a redação do edital passou por pequenos ajustes, o que também contribuiu para o adiamento.

“Espero que a concorrência seja forte e que o preço caia”, enfatizou o Secretário de Serviços, Simão Pedro, ao falar sobre a expectativa de conhecer as empresas que gerenciarão o serviço. Em agosto, quando a Praça Dom José Gaspar iniciou a fase de testes, o projeto, que tem como finalidade encorajar a cidadania por meio da inclusão digital, tinha um custo inicial estimado em R$ 15 milhões por ano.

Assim que os contratos com as empresas vencedoras forem assinados, a previsão é que os trabalhos de implantação do serviço sejam iniciados em 30 dias. Para não correr o risco de um só vencedor atuar em toda a cidade, a licitação foi dividida em quatro lotes (um para cada região), com a limitação de dois lotes por empresa.

Coordenado pela Secretaria de Serviços, através do Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital, e prevista no Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura de São Paulo, o programa Praças Digitais tem por objetivo levar o acesso à Internet para as principais praças de cada subprefeitura e também para alguns marcos simbólicos da cidade. Suas principais características são:

• Conexão de 512 Kbps efetivos por usuário (download e upload);

• Qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da Internet, inclusive streaming, voz sobre IP e vídeo;

• Infraestrutura que assegure o acesso à Internet por meio de dispositivos de diversos tipos (smartphones, tablets, notebooks, netbooks);

• Sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;

• Garantia de neutralidade na rede

• Medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do Simet (Sistema de Medição de Tráfego Internet), disponível pela Internet para qualquer usuário.

O edital completo pode ser acessado aqui .