Secretário de Serviços e presidente da Amlurb vistoriam Plano Centro Limpo na Santa Ifigênia

Inspeção ocorre nesta sexta-feira (18/10), a partir das 10h; projeto inclui coleta seletiva diária, mudança no horário da coleta domiciliar, mutirões de limpeza, entre outros trabalhos

O secretário de Serviços, Simão Pedro, e o presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Silvano Silvério, realizam nesta sexta-feira (18/10), a partir das 10h, no Largo Santa Ifigênia, a vistoria dos trabalhos da segunda fase do projeto Centro Limpo, dedicada aos bairros Santa Ifigênia e Luz. O subprefeito da Sé, Maurício Dantas, lideranças comunitárias e representantes do comércio local também acompanham as atividades.

O projeto, criado pela Amlurb, a Subprefeitura Sé e as empresas responsáveis pela varrição e coleta em São Paulo, começou em agosto, na Vila Buarque. O objetivo é eliminar pontos viciados e descartes irregulares de resíduos, além de melhorar as condições paisagísticas daquela região. Os mutirões de limpeza na Santa Ifigênia e na Luz começaram no último dia 14 e, por conta das chuvas, irão se estender até o próximo dia 22.

Entre os serviços realizados, de segunda a sábado, das 7h às 14h, estão a varrição, pintura de guias, manutenção de bocas de lobo, retirada de faixas e cartazes, coleta de entulho, resíduos e grandes objetos e trocas de papeleiras e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Na Santa Ifigênia/Luz, o Centro Limpo vai abranger todas as ruas compreendidas no perímetro formado pelas avenidas São João, Duque de Caxias e Rio Branco; ruas Casper Líbero, Mauá, Antonio de Godoy e Anhaia; largos Santa Ifigênia e Paissandu; e alamedas Eduardo Prado e Cleveland.

Coleta Seletiva e domiciliar

Uma das novidades importantes do plano Centro Limpo é a coleta seletiva diária na Santa Ifigênia, que será totalmente implementada até 21 de outubro. Todos os dias, a partir de 8 horas da manhã, inclusive aos sábados, uma equipe de coleta seletiva recolherá embalagens, papelões e outros materiais recicláveis.

A partir do próximo dia 21, a coleta domiciliar não será mais realizada no período noturno e ocorrerá entre 15h e 17h. A medida tem como objetivo evitar a violação dos sacos em que são depositados os resíduos.

No dia 21, também começam os comandos de fiscalização, notificação e multas. Quem descartar fora do horário ou de modo irregular poderá ser multado em até R$ 14.325,75, de acordo com as leis 13.478/2002 e 15.244/2010. Incluem-se aí os grandes geradores, que devem contratar coleta particular com as empresas cadastradas junto à Amlurb.

São considerados grandes geradores prédios e estabelecimentos comerciais que produzam mais de 200 litros de resíduos diários e condomínios mistos (com residência e comércio) que ultrapassem mil litros.

O Plano Centro Limpo inclui ainda a Bela Vista, Glicério, Bom Retiro, Liberdade a região do entorno do Mercado Municipal e os calçadões, mas ainda não há data definida para esses bairros.


Entenda as etapas do Centro Limpo na Santa Ifigênia/Luz:

07/10/2013 a 12/10/2013 Semana de divulgação e conscientização;

14/10/2013 a 22/10/2013 Mutirão de limpeza e reforço da divulgação e conscientização;

21/10/2013 Alteração do horário de coleta, que será realizado entre 15h e 17h.

21/10/2013 Fiscalização, notificação e multas.