Secretaria intensifica limpeza e antecipa horário da coleta na Operação Chuvas de Verão

Programa prevê ainda instalação de contêineres provisórios em locais críticos e campanhas de conscientização

Limpeza frequente de bocas de lobo, intervenções semanais em pontos viciados de descarte e antecipação do horário da coleta de resíduos são algumas das medidas que competem à Secretaria de Serviços e à Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) na Operação Chuvas de Verão. Lançado no último dia 22 pelo prefeito Fernando Haddad, o programa é composto por uma série de iniciativas integradas que têm como objetivo minimizar os impactos negativos do período de chuvas, entre o fim deste ano e o início de 2014.

Serão obras, intervenções e medidas supervisionadas por nove grupos temáticos e que terão o envolvimento de 14 secretarias municipais nos trabalhos. "Vamos antecipar a coleta em todos os circuitos próximos a regiões que sofrem com esse tipo de problema, intensificar a limpeza e, assim por diante, de maneira que a gente consiga, de fato, poder viver a cidade nesse período, curti-la bem, sem os problemas que normalmente já tivemos no passado", destacou o secretário de Serviços, Simão Pedro.

Outras ações da Operação que competem à Secretaria e à Amlurb são a instalação de contêineres provisórios em locais críticos, a continuidade dos mutirões de roçagem e limpeza dos canteiros centrais das principais vias aos finais de semana e, ainda, comandos de fiscalização para o combate do descarte irregular, inclusive de grandes geradores.

Entre dezembro e março, a Prefeitura promoverá campanhas para prevenir a obstrução de bocas de lobo e canais por resíduos. Ainda no âmbito informativo, haverá o fortalecimento da Central de Informação 156 e o lançamento do novo portal do executivo municipal, em dezembro. No site, o cidadão poderá verificar a situação de trânsito, alagamento e intervenções em tempo real. Relógios, pontos de ônibus e pontos de mídia internos e externos, além de redes sociais, divulgarão dados e informações do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) e do Centro de Controle Integrado (CCOI).

A Operação Chuvas de Verão conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sabesp e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Para mais informações clique aqui.

A Secretaria de Serviços na Operação Chuvas de Verão:

Limpeza frequente de 7,4 mil bocas de lobo, sendo 5,1 mil com periodicidade semanal e outras 2,2 mil de forma quinzenal, conforme a criticidade

Intervenções semanais em 1,4 mil pontos viciados de descarte

Antecipação do horário da coleta de resíduos e da varrição das ruas para o período das 12h às 15 horas

Contêineres provisórios em locais críticos

Fiscalização do descarte irregular e conscientização da população