Pateo do Colégio e Arthur Alvim ganham as primeiras WiFis Livres

Internet de qualidade e gratuita começa a ser fornecida pela cidade. Até o final do semestre, 120 localidades deverão oferecer esse serviço, constituindo-se em um dos maiores projetos de inclusão digital da América Latina

Como parte das comemorações dos 460 anos da cidade de São Paulo, a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços, inaugurou nesta manhã (24/01), no Pateo do Colégio, a primeira unidade WiFi Livre, projeto que fornecerá conexão de internet de qualidade e gratuita em 120 localidades da capital (praças e parques), espalhados pelos 96 distritos. A iniciativa é considerada um dos maiores projetos de inclusão digital da América Latina.

O evento contou com a participação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo), Márcio Belissomi e de representantes da empresa WCS (Wireless Comm services), responsável pela instalação do WiFi no local.

Simultaneamente, entrou em operação a unidade instalada na Praça Dilva Gomes, em Arthur Alvim, Zona Leste da Cidade, o que reafirma o princípio de universalidade que norteia o projeto desde a sua concepção.

As próximas unidades a serem inauguradas são o Mercadão (centro), o vão livre do Masp (Avenida Paulista), e as praças Benedito Calixto (Pinheiros) e Fortunato da Silveira (São Miguel Paulista). Até o final do semestre, todas as 120 praças deverão estar em funcionamento, de acordo com contratos firmados com a WCS e Ziva, habilitadas por meio de licitação para essa finalidade. O valor dos contratos com as duas empresas é de R$ 27,5 milhões para três anos de contrato.

“A ideia do WiFi Livre é trazer um público novo para ocupar os espaços públicos da cidade e, por meio da diversificação, mudar a cara de São Paulo”, enfatizou Fernando Haddad, ao lembrar que, no Pateo do Colégio, até 100 pessoas podem se comunicar simultaneamente com a mesma velocidade. “Isso deve alterar a maneira como o paulistano usa as praças”, completou.

"A escolha do Pateo do Colégio para receber a primeira WiFi Livre levou em consideração o fato de que foi nesse local que a cidade começou. Portanto, é uma homenagem que fazemos à cidade", ressaltou Simão Pedro.

Ele disse que para garantir mais conforto para os frequentadores desses espaços (as unidades ficarão 24 horas no ar), os locais receberão melhorias na iluminação. É o caso da Praça Dilva Gomes que foi contemplada com 26 luminárias de vapor metálico no seu interior e com 12 luminárias de vapor de sódio no seu entorno, num investimento de R$ 43.200,00.

Ainda para garantir o conforto, segundo Simão Pedro, estudos vem sendo realizados junto ao Fundo do Mobiliário Urbano para a instalação de mobiliários para recepcionar os usuários do WiFi Livre. “O objetivo não é somente oferecer um sinal de Internet gratuito e de qualidade, mas incentivar o cidadão a ocupar, de forma acolhedora, o espaço público, para que ele, além de navegar em seus sites preferidos, possa contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, por meio de debates”, ressaltou.

Privacidade – Para garantir a privacidade dos usuários, a Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital (CCCD), coordenadora do programa ao lado da Prodam, está elaborando um documento, a partir de dados e informações coletados por meio de uma consulta pública, que garanta ao usuários do WiFi Livre navegarem sem ter seus dados coletados ou usados sem a devida autorização e conhecimento.

Os únicos dados que serão coletados são os que dizem respeito ao controle da qualidade do serviço como velocidade de conexão, usuários simultâneos, consumo total de banda e pontos de acesso.

Outro dado que garante a privacidade do usuário é a não exigência de cadastro para a navegação.

Cidadania – A meta do WiFi Livre é encorajar a cidadania por meio da inclusão digital. De acordo com CCCD, as 120 unidades de WiFi Livre deverão atender 11.775 usuários ao mesmo tempo, a uma velocidade de 512 kbps efetivos para download e upload.

A lista completa das 120 unidades pode ser vista aqui