WiFi livre, um dos destaques da Campus Party

Serviço, que está sendo implantado em 120 logradouros da cidade, será mostrado em estande que remete a uma praça

Um estande de 150 metros quadrados com bancos, árvores e projeções de imagens de praças da cidade, além da disponibilização de wifi gratuito para os visitantes. É nesse cenário desenhado para oferecer a percepção de uma praça, que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços pela Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital desembarca na sétima edição da Campus Party (27 de janeiro a 2 de fevereiro, Parque Anhembi), o maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo.

No estande, será mostrado um dos principais produtos que a Secretaria de Serviços oferecerá ao cidadão neste ano: o WiFi Livre, projeto que levará, até a metade do ano, internet gratuita e de qualidade a 120 praças e parques. No último dia 24/01, o prefeito Fernando Haddad inaugurou, junto com o secretário de Serviços, Simão Pedro, a primeira unidade WiFi Livre no Pateo do Colégio. Já estão em funcionamento as unidades instaladas na Praça Dilva Gomes, em Arthur Alvim, e no Mercadão, o que reafirma a ideia de cidadania por meio da inclusão digital, um dos pilares do projeto. Os próximos a serem contemplados são o vão livre do Masp (Avenida Paulista) e as praças Benedito Calixto (Pinheiros) e Fortunato da Silveira (São Miguel Paulista). O valor dos contratos com as duas empresas é de R$ 27,5 milhões para três anos de contrato. 

Além do estande, a participação da prefeitura na Campus Party também se dará por meio de apoio institucional a oficinas, debates e palestras relacionados a privacidade, criptografia, segurança de rede, sigilo da comunicação, software livre e outras iniciativas ligadas à valorização da rede como ambiente cultural e político livre.

Para Simão Pedro, a Campus Party é mais uma oportunidade que se abre para a discussão dos principais temas da cidade, como a implantação da WiFi Livre. “São Paulo é uma cidade moderna e, por isso, queremos acompanhar não só os temas ligados à Internet, mas também formas de derrubar as barreiras que impedem a inclusão social e digital”, enfatiza.

A 7 ªCampus Party tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e deverá atrair 8 mil participantes e a visita de 160 mil pessoas durante os sete dias de evento.