Fiscalização de Amlurb apreende 28 veículos na Zona Oeste

Operação teve como objetivo o combate ao descarte irregular e contou com as participações da Guarda Civil, da Polícia Militar Ambiental, do Comando de Operações de Trânsito e da CET

Comprometida com o combate ao descarte irregular de resíduos em São Paulo, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) realizou ação fiscalizatória em que foram apreendidos 28 veículos, entre poliguindastes, basculantes e poliguinchos. O trabalho ocorreu em Pinheiros, no Morumbi, Butantã e Jaguaré, no último dia 31, e foi executado juntamente com a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar Ambiental, o Comando de Operações de Trânsito e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Cerca de 100 profissionais participaram da operação, promovida das 19h à 0h. Ao todo, foram processadas 33 multas decorrentes das apreensões.

Entre as infrações verificadas pela equipe de fiscalização está a falta de cadastro em Amlurb para o transporte de entulho, cuja multa é de R$ 316,10, conforme estabelece o artigo 153 da Lei Municipal 13.478/02. Além disso, os fiscais constataram carga acima da borda da caçamba e falta de cobertura na carga (artigo 165, que prevê multa de R$ 948,28 em caso de descumprimento).

Os veículos foram encaminhados ao pátio da autarquia em São Mateus, de onde só poderão ser retirados após o pagamento das penalidades e a regularização do cadastro.

“Essa é uma atividade de fiscalização que será feita de forma continuada, para melhorar a limpeza das ruas e combater o descarte irregular”, destaca o presidente da Amlurb, Silvano Silvério da Costa, lembrando que, atualmente, São Paulo tem cerca de quatro mil pontos viciados (locais onde os resíduos são descartados irregularmente).

Entre setembro e dezembro de 2013, foram apreendidos 37 veículos em operações semelhantes.

Ainda segundo Silvano, outra ação desse tipo deve ser promovida em breve. Para garantir a eficiência da fiscalização, o local não será divulgado.