Prefeitura recolhe 15 toneladas de resíduos no sambódromo do Anhembi

Quase 15 toneladas de resíduos foram recolhidas de dentro do Sambódromo, além de dez toneladas no entorno e 500 kg no Ponto de Entrega Voluntária. GCM apreendeu quase 2,1 mil produtos ilegais vendidos no comércio ambulante no entorno do Anhembi

Durante as três noites de desfiles das escolas de samba, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), recolheu 14,9 toneladas de resíduos dentro do sambódromo do Anhembi. As equipes de limpeza e varrição fizeram ainda a coleta de 10 toneladas de lixo no entorno. No Pontos de Entrega Voluntária (PEV) foram recolhidos mais 500 kg de resíduos e por meio da coleta seletiva, a estimativa da Secretaria Municipal de Serviços é de mais 48 toneladas.

De acordo com a SPTuris, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo local a cada dia de desfile, totalizando cerca de 90 mil pessoas. Uma pesquisa realizada no sambódromo durante os desfiles apontou que o tempo de permanência dos turistas na cidade dobrou neste ano, saltando de 2,6 para 4,4 dias. Os dados do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo indicam que 50,5% das pessoas que passaram pelo Sambódromo consideraram o evento de 2014 melhor ou muito melhor do que no ano passado. O evento deste ano também registrou crescimento de 1,16% em comparação com 2013.

“No sambódromo, tivemos uma melhoria da infraestrutura e com o mesmo investimento do ano passado. E as pesquisas mostraram que o público sentiu isso. A maioria considerou o evento melhor ou muito melhor do que no ano passado. Também tivemos aumento de turistas e aumento de gastos desses visitantes”, afirmou Poit.

Para a limpeza do sambódromo e no entorno, a empresa Inova colocou equipe com 172 pessoas, sendo 150 só de agentes ambientais. Foram destacados 16 contêineres de 1 mil litros, oito Pontos de Entrega Voluntária (PEV), 53 Lutocar de 120 litros, duas Papeleiras Inteligentes - Big Belly, 15 Sugadores, seis Varredeiras de Médio Porte e cinco Varredeiras de Grandes Porte. Ainda estarão a serviço dois Compactadores, quatro Basculantes, duas Mini Varredeiras e dois caminhões pipas.

Fonte: Secom