São Paulo ganha Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Documento será lançado no próximo dia 2, às 11h, no Auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Fernando Haddad

O prefeito Fernando Haddad lança amanhã (2), às 11h, no Auditório da Prefeitura de São Paulo, o novo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), que norteará a coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos na cidade nos próximos 20 anos. A cerimônia terá ainda a participação de diversas autoridades municipais, entre elas o secretário de Serviços, Simão Pedro, e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério.

O evento também contará com lideranças do movimento dos catadores da coleta seletiva e de representantes de outros movimentos sociais. O plano inclui as principais metas da gestão Fernando Haddad para o setor, entre elas o aumento da coleta pública seletiva de secos de 1,8% para 10%, até 2016, por meio da extensão do serviço para os 96 distritos do município, e a construção de quatro centrais mecanizadas de triagem.

Duas das centrais serão inauguradas até o fim do primeiro semestre deste ano. Cada uma processará 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis, o que possibilitará ao município triplicar sua capacidade de processamento, chegando a 750 toneladas por dia. Uma está sendo construída na Avenida Miguel Yunes, ao lado do Transbordo Santo Amaro. A outra está localizada na Avenida do Estado, na Ponte Pequena.

Participação

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) é resultado de um extenso processo participativo, que culminou na 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, promovida em 2013 (30 e 31 de agosto e 1º de setembro), no Anhembi. A Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), e a Secretaria de Meio Ambiente, coordenaram a iniciativa.

A 4ª Conferência foi antecedida por etapas preparatórias, que contemplaram todas as regiões do município, com reuniões realizadas pelas 31 subprefeituras. No decorrer do processo, foram promovidas conferências livres e uma plenária composta por representantes de aldeias indígenas, com acompanhamento da FUNAI. A população teve a oportunidade de eleger delegados para a Conferência e discutir os problemas relacionados aos resíduos sólidos em cada região.

As etapas temáticas ocorreram nos dias 31 de julho e 1º de agosto, na Uninove – Campus Vergueiro, e proporcionaram o aprofundamento e qualificação do debate sobre temas como coletas seletivas e logística reversa.