Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de SP (2014)

Clique aqui para ter acesso na íntegra ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município de São Paulo (2014)

Briefing para o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS):

O que é o Plano de Gestão?

O Plano é um documento que norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos no município nos próximos 20 anos, permitindo o desenvolvimento de ações que possibilitem o aumento da reciclagem e a redução dos resíduos atualmente dispostos em aterros sanitários.

Destaques

O documento inclui as principais metas da gestão Fernando Haddad para o setor, entre elas o aumento da coleta pública seletiva de secos de 1,8% para 10%, até 2016, por meio da extensão do serviço para os 96 distritos do município, e a construção de quatro centrais mecanizadas de triagem.

Como foi feito?

A participação popular é uma das principais diferenças entre o atual Plano de Gestão e o que foi elaborado em 2012. O Plano 2014 é resultado de um extenso processo participativo realizado em 2013 e que culminou na realização da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Anhembi. A Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), e a Secretaria de Meio Ambiente, coordenaram esse processo.

Etapas do processo

O evento foi antecedido por etapas preparatórias, que contemplaram todas as regiões do município, com reuniões realizadas pelas 31 subprefeituras. No decorrer do processo, também ocorreram conferências livres e uma plenária composta por representantes de aldeias indígenas, com acompanhamento da FUNAI. A população teve a oportunidade de eleger delegados para a Conferência e discutir os problemas relacionados aos resíduos sólidos em cada região.

Etapas temáticas

As etapas temáticas foram realizadas nos dias 31 de julho e 1º de agosto, na Uninove – Campus Vergueiro e promoveram o aprofundamento e qualificação do debate sobre temas como coletas seletivas e logística reversa.