Balanço realizado pela Ouvidoria Geral do Município de São Paulo mostra que dos 58.844 atendimentos por ela feitos em 2014, 17.341 geraram protocolos de reclamações, sugestões, elogios ou denúncias direcionados aos órgãos da gestão municipal, ante 13.622 registrados em 2013, uma redução de 27,30%.
Desse total, apenas 982 tiveram como destino a Secretaria de Serviços, o que contribuiu para que o quesito “iluminação pública” figurasse, na média, na décima posição dos temas mais reclamados.
Em relação aos balanços mensais, o serviço, que em janeiro de 2014, ocupava o quinto lugar, fechou o ano em 12º lugar, com 36 reclamações apenas. Em janeiro deste ano, esse posicionamento melhorou ainda mais: 16º lugar, com 29 reclamações.
Para o engenheiro Alberto Serra, diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), “a redução do número de queixas tem a ver com os esforços empreendidos pelo órgão no sentido de tornar a cidade cada vez melhor iluminada”
Sobre a Ouvidoria Geral do Município
A Ouvidoria tem como missão o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e as instituições públicas.
Por meio do telefone 156, o munícipe pode recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal atendido ou não tiver seus direitos garantidos.
Comparativo dez/14 e jan/15 – Iluminação Pública
Fonte: Controladoria Geral do Município – Ouvidoria Geral
Natureza Jan/15 Dez/14
1º - Jardinagem 120 77
2º - Via pública/logradouro 104 93
3º -Trânsito 85 81
4º - Atendimento 81 59
16º - Iluminação 29 3 6