Prefeitura no Bairro realiza mais de 500 atendimentos no distrito Raposo Tavares, zona oeste

Ação concentrada também recolheu 270 toneladas de resíduos em operação cata-bagulho e tapou 271 buracos nos jardins João XXIII e Arpoador

Foto: Fábio Arantes/Secom

Os postos de atendimento do programa Prefeitura no Bairro já realizaram mais de 500 atendimentos nos jardins João XXIII e Arpoador, no distrito de Raposo Tavares, na zona oeste. Em uma semana de ação integrada no bairro, foram também recolhidas 270 toneladas de resíduos em operação cata-bagulho e foram tapados 271 buracos. O prefeito Fernando Haddad acompanhou nesta sexta-feira (17) os trabalhos do programa e conversou com a comunidade do distrito, localizado no Butantã, zona oeste.

“Esta iniciativa é muito importante porque ir ao bairro educa o gestor. Temos que aliar formação técnica com informação vinda do bairro, aí temos o melhor gestor possível, uma pessoa que sente a diferença entre visitar o bairro e conhecer os problemas conversando com a comunidade e receber um ofício”, afirmou o prefeito Haddad.

Até esta sexta-feira (17), o órgão com mais atendimentos no bairro foi o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) móvel, pelo qual passaram 258 pessoas, em busca de encaminhamento para vagas de trabalho, solicitação de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e formalização para microempreendedores. A assistência social, por sua vez, realizou 40 cadastros para benefícios sociais e ofereceu orientações para 50 pessoas. No local, há ainda atendimentos na área de saúde, educação, esportes, meio ambiente, transporte, políticas para mulheres e para pessoas com deficiência. A relação dos serviços disponíveis está divulgada no site da Subprefeitura do Butantã. O programa promove ainda ações de diálogo com a comunidade e de incentivo à ocupação do espaço público.

Em visita aos postos de atendimento, instalados em frente ao Centro Educacional Unificado (CEU) Uirapuru, Haddad anunciou que a Prefeitura investirá R$ 2,7 milhões na unidade, para completar a sua estrutura. Serão construídas quadras externas, pista de skate e um estacionamento, demandas da comunidade desde a abertura do equipamento, há quase cinco anos. “A escola é um espaço propício para o ensino de cidadania. Este projeto da Prefeitura no Bairro é muito importante para ouvir a população, chegar perto das pessoas e ouvir quais as soluções que elas querem encontrar”, disse o secretário municipal Gabriel Chalita (Educação).

Na área de zeladoria, além da limpeza e da manutenção das vias, a subprefeitura realizou 111.475 metros quadrados de roçagem, e 10 mil metros quadrados de limpeza manual de córregos, além de 30.300 metros quadrados de regularização mecânica de vias, entre outros serviços. As ruas dos bairros João XXIII e Arpoador também receberam manutenção de galerias, vielas e sarjetões. A programação completa de zeladoria está disponível na internet.

O distrito de Raposo Tavares está localizado na divisa com os municípios de Osasco e Taboão da Serra. Tem 12,2 quilômetros quadrados e população de mais de 100 mil habitantes. Segundo a subprefeitura do Butantã, o distrito possui doze favelas e está inserido em uma Macrozona de Proteção Ambiental. “Este projeto não pode parar e deve ir para outros distritos do Butantã. Ele diminui a distância do abismo entre a sociedade constituída e as comunidades, com isso os profissionais podem promover projetos baseados no dia-a-dia do povo”, afirmou Cristiano Machado, da Associação de Moradores do João XXIII.

Também acompanharam a visita a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Celso Jatene (Esportes, Lazer e Recreação), Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana), José Floriano (Habitação), Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência), Wanderley Meira (Verde e Meio Ambiente) e Nunzio Briguglio (Comunicação).


Edições anteriores
Edições anteriores do programa também aconteceram nos bairros Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste, no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul, e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Programação:

Veja o calendário para as próximas ações:

- 27 de abril: subprefeitura de São Mateus
- 4 de maio: Jardim Elisa Maria, na subprefeitura da Freguesia/ Brasilândia
- 11 de maio: subprefeitura M’Boi Mirim
- 18 de maio: subprefeitura Itaquera
- 25 de maio: subprefeitura Pirituba/ Jaraguá
- 1º de junho: subprefeitura Cidade Ademar
- 8 de junho: subprefeitura Lapa
- 15 de junho: subprefeitura Sapopemba
- 22 de junho: subprefeitura Jaçanã/ Tremembé
- 29 de junho: subprefeitura Guaianases

Fonte: Secom