Ilume realiza vistoria em 97 logradouros da subprefeitura Cidade Tiradentes

Neste ano já foram instalados 1.527 novos pontos de iluminação na região



Foto: Mariana Fiori/Ilume

Nesta semana teve início a 24ª edição do “Prefeitura no Bairro”, desta vez na subprefeitura de Cidade Tiradentes. As atividades vão de segunda-feira (21) a sábado, dia em que o prefeito Fernando Haddad visitará o local. As tendas de atendimento estão na Praça Maria da Graça dos Reis (Praça do Terminal Cidade Tiradentes) e levará os serviços de zeladoria para os bairros Vila Paulista, Castro Alves, Santa Etelvina, Souza Ramos e Maravilha.

O subprefeito local, Miguel Reis, destacou a relevância do programa, no sentido de aproximar a prefeitura dos locais mais afastados. “A iniciativa do “Prefeitura no Bairro” é importantíssima e soma aos nossos esforços (subprefeitura ) a garantia de todos os serviços aqui para a população”, afirmou .

“Aqui tem um pouquinho do governo da cidade de São Paulo. Nós vamos ficar aqui a semana toda, fazendo este trabalho nas ruas e também na praça, atendendo a população”, reforçou a vice-prefeita Nádia Campeão.

Iluminação Pública

O secretário de Serviços, Simão Pedro, lembrou as melhorias já efetuadas pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) na região, que entregou em abril a nova iluminação de lâmpadas de vapor metálico nos parques Vila Rodeio (273 lâmpadas), da Consciência Negra (112 lâmpadas) e da Ciência (75 lâmpadas). Além disso, três praças ao longo da Avenida dos Metalúrgicos foram contempladas, entre elas a Maria da Graça dos Reis, que recebeu 22 lâmpadas de vapor de sódio (mais clara e econômica do que as que usam mercúrio). Essa intervenção nas praças e parques no início do ano teve custo de R$ 2 milhões e instalou 1.527 pontos, sendo que 1.139 são pedonais (iluminação voltada para as calçadas).

“Nós vamos fazer nesta ação do ‘Prefeitura no Bairro’ vistoria em 97 ruas de Cidade Tiradentes, caso da rua Sara Kubitscheck, que não possui iluminação pública. Vamos instalar, pois a iluminação, além de trazer tranquilidade, valoriza muito os espaços públicos”, conclui Simão Pedro, citando as intervenções programadas para a semana.

Limpeza Urbana

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) reforçará diversos serviços para melhor atender a população, entre eles a remoção de entulho, varrição, pintura de guias, capinação, Operação Cata-Bagulho e a limpeza de bocas de lobo e calçadas.

O secretário de Serviços citou os avanços já alcançados na coleta seletiva, e a intenção de estendê-la para os 11 distritos que ainda não possuem. “Em 2012 apenas 1% de 12 mil toneladas de resíduos era reciclado. Chegamos agora a 2,5%, graças a construção de duas centrais mecanizadas de triagem e à expansão da coleta seletiva para 10 distritos que não possuíam”, afirmou, mencionando a importância da população nesse processo, seja na separação ou na entrega dos resíduos somente para os caminhões da coleta seletiva.

WiFi

“Esta praça em que estamos tem WiFi Livre, e estudamos maneiras de ampliar o projeto, já possuímos 120 praças na cidade, em todos os distritos e subprefeituras”, disse Simão Pedro ao falar das ações da pasta na inclusão digital, como os telecentros, o edital Redes e Ruas e os futuros Laboratórios de Fabricação Digital.

A subprefeitura Cidade Tiradentes possui duas praças com WiFi, são elas:

Praça Maria da Graça dos Reis (Praça do Terminal Cidade Tiradentes)
Praça do 65/Pombas Urbanas

Veja aqui a lista das 120 praças WiFi Livre.

Visita ao Telecentro Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e ao futuro Laboratório de Fabricação Digital

O secretário aproveitou para visitar as dependências do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, onde está localizado telecentro homônimo.

O Centro de Formação Cultural também receberá até o final do ano um dos Laboratórios de Fabricação Digital. Serão 12 espaços deste tipo espalhados pela cidade, sendo que quatro são grandes laboratórios (Centro Cultural Cidade Tiradentes, CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, Olido Cibernarium e Vila Itororó) e oito, mini laboratórios (Centro Cultural Casa da Memória, Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha, Centro Cultural São Paulo, Centro Esportivo Tietê, Chácara do Jockey Club, Espaço São Luis e Espaço Vila Mara).

“Os Laboratórios de Fabricação Digital são os telecentros do futuro. Têm impressoras 3D, fresadoras e outros itens de última geração. Possibilitando que os jovens possam aprender a usar estas novas tecnologias. Nós vamos ter cursos nesses espaços com durações diferentes: cursos de um dia, de uma semana e de um mês”, completou Simão Pedro.



 Foto: Assessoria de Imprensa/SES