Secretário participa de fórum sobre gestão integrada de resíduos sólidos

Durante a abertura do evento, nesta terça-feira (29/9), Simão Pedro falou sobre avanços de São Paulo e desafios do setor

Foto: Amlurb

O secretário de Serviços, Simão Pedro, participou nesta terça-feira (29/9) da abertura do Fórum Abrelpe – RWM sobre Gestão de Resíduos Sólidos, realizado no auditório do Transamérica Expo Center, em São Paulo. Promovido pelo terceiro ano consecutivo no Brasil pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em parceria com a i2i Events Group, o evento inclui palestras e debates com especialistas brasileiros e estrangeiros.

Paralelamente ao fórum, a entidade promove a Feira RWM Brasil, composta por cerca de 50 estandes de empresas que fabricam equipamentos para o setor, com sede no Brasil ou em países como Estados Unidos, Itália, Suíça, Áustria e Alemanha. Referência mundial para os profissionais da área, a Feira ocorre há 46 anos no Reino Unido. A sigla RMW é uma abreviação de Resource Efficiency and Waste Management Solutions (em português, Eficiência dos Recursos e Soluções para a Gestão de Resíduos).

Acompanhado pelo presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, o secretário falou sobre a importância do fórum. “Quero reforçar mais uma vez a honra de São Paulo por sediar eventos como esse. Vamos acompanhar as discussões e o conteúdo do que for debatido aqui poderá nos inspirar. É uma oportunidade que temos para trocarmos experiências”, frisou.

Simão Pedro lembrou ainda dos avanços conquistados pelo município nos últimos anos. “Em 2013, elaboramos o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) — decretado pelo prefeito Fernando Haddad em 2014 —, que contou com ampla participação da população. Na parte dos orgânicos (que representam 51% dos resíduos da coleta domiciliar), estamos avançando também na compostagem doméstica e temos hoje 3.500 famílias participando de projetos nessa área”, lembrou o secretário.

O presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, disse que a Feira “é um exemplo do que pode ser feito e do quanto podemos avançar para melhorar os serviços.”

A mesa de abertura contou ainda com o diretor da i2i, Jesus Gomes, o coordenador de Parques Urbanos, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, José Eduardo Lutti, que representou a secretária Patricia Iglesias, e o secretário de Desenvolvimento Urbano do estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, com cerca de 205 milhões de habitantes, Shree Prakash Singh. “ Esperamos aprender bastante sobre o Brasil e trocar experiências. Temos desafios e problemas muito parecidos”, afirmou o indiano.

O evento termina nesta quarta-feira (30/09).

Segunda etapa

Nesta segunda-feira (28/9), a CCAC (Climate and Clean Air Coalition) — em português, Coalizão para o Clima e Ar Limpo — aprovou o início da segunda etapa do projeto que está sendo implantado em São Paulo pela ISWA (International Solid Waste Association), a Abrelpe e a Secretaria de Serviços, por intermédio da Amlurb, para ações que visem a redução das emissões de metano, gás de efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas. A maior fonte desse gás no setor de resíduos sólidos é a decomposição de orgânicos sem o manejo adequado.

A CCAC é uma iniciativa liderada pelos governos do Canadá, Japão, México e Estados Unidos, juntamente com a C40 (Grupo de Grandes Cidades para a Liderança do Clima), a ISWA, a ONU - Programa para o Ambiente (UNEP) e o Banco Mundial. A primeira etapa começou em dezembro de 2014 e prosseguiu até abril último, com a produção do diagnóstico da situação do município no setor de gestão de resíduos e a análise do PGIRS.

Nesta segunda fase, ocorrerá a definição de ações de conscientização que serão sugeridas para a Prefeitura.

Fonte: Amlurb