Visita guiada noturna é inaugurada no cemitério Consolação

Foto: Serviço Funerário

Conhecido por sua arte tumular, construções arquitetônicas e também pelas personalidades ali sepultadas, o cemitério Consolação recebeu em 16/10, para uma visita noturna, guias, representantes de agências de turismo, jornalistas, gestores da SPTuris e com a presença do secretário de Serviços, Simão Pedro, do chefe de gabinete da secretaria municipal de Cultura, Marcio Pozzer e da superintendente do Serviço Funerário, Lúcia Salles França Pinto.

Em caráter experimental, a atividade foi guiada por quatro atrizes do Coletivo Barqueiro da Boa Viagem, que realizaram uma performance entre os 17 túmulos visitados, como o da Marquesa de Santos, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato e por esculturas como a Euterpe, de Nicola Rollo.

A partir de novembro as visitas noturnas serão agendadas quinzenalmente, no horário das 19 às 22h, apenas para agências e guias cadastrados na SPTuris. Caso a experiência tenha êxito, a atividade será oficializada e aberta ao público em geral, com monitoria do guia do Consolação, Popó, que já faz as visitas guiadas diurnas, terças e sextas-feiras, às 9h30 e 14h.

A atividade faz parte do programa “Memória & Vida”, que já realiza eventos e programações nas necrópoles da cidade e a visita noturna foi realizada para atender pedido da população que participou de outras atividades culturais no cemitério Consolação, tais como a Virada Cultural, Cinetério e a peça de teatro Para Gelar a Alma.

Fonte: SFMSP