Operação Finados 2015

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) implantou ações para a OPERAÇÃO FINADOS 2015, visando receber visitantes nos 22 cemitérios municipais e no crematório Vila Alpina “Dr. Jayme Augusto Lopes” , durante os dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro.

Para receber todos os visitantes de maneira satisfatória, ampliamos a execução das atividades regulares de manutenção e conservação, que incluem a limpeza, pintura de muros, reestruturação de calçamentos, além da capina e roçagem.

Os funcionários da Autarquia, devidamente uniformizados, estarão de plantão nos cemitérios para orientarem os munícipes, que também podem receber atendimento através da central 156.

Estarão à disposição dos munícipes 118 banheiros químicos, inclusive com atendimento aos padrões de acessibilidade, distribuídos pelos 22 cemitérios.

Funcionamento dos cemitérios
Os cemitérios estarão abertos das 7 às 18 horas, inclusive no dia 02 de novembro.

Histórico e dados
Diariamente, aproximadamente 140 pessoas são sepultadas nos cemitérios municipais da cidade e 31 são cremadas, das quase 230 mortes registradas.

O maior cemitério da América latina e segundo maior do mundo, o Vila Formosa, fundado em 1949, ocupa uma área de 763.175 m², e representa a quarta maior área verde de São Paulo.

As áreas verdes cemiteriais somam 3.278.272 m² , sendo o segundo maior volume de área arborizada da capital.

Criamos uma Trilha Ambiental no cemitério Vila Formosa. Organizada por estações, que informam desde a fauna e flora como a nascente existente no local.

Site
O website do Serviço Funerário passou por uma atualização geral no conteúdo, ampliando a gama de informações disponíveis.

Acesse http://www.prefeitura.sp.gov.br/servicofunerario

Cemitério Consolação - Arte tumular e visitas monitoradas

O SFMSP concede, em média, 70 autorizações mensais para visitas guiadas, filmagens e produções fotográficas nos cemitérios.

Fundado em 1858, é o cemitério mais antigo da Cidade. (O Cemitério Santo Amaro não pertencia ao município quando foi inaugurado em 1857).

O Consolação recebe, diariamente, 100 visitantes e neste feriado são esperadas 1.800 pessoas.

Esta necrópole, tombada pelo patrimônio histórico, é considerada um museu a céu aberto por abrigar 31 obras de escultores renomados (entre eles Victor Brecheret, Galileu Emenbaldi, Bruno Giorgi, Luigi Brizzolara e Materno Giribaldi, sepulturas de intelectuais, artistas e homens públicos, entre eles Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Marquesa de Santos, Líbero Badaró, Monteiro Lobato, Ramos de Azevedo, Pérola Byington, Luís Gama, Mario Zan, Anália Franco e Emílio Ribas, entre muitos outros.

As visitas guiadas são realizadas no cemitério Consolação, às terças e sextas-feiras, às 9h30 e às 14h00. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br

Resíduos Sólidos
Neste feriado intensificam-se os trabalhos das equipes do serviço de limpeza e manutenção interna. Para este ano, a expectativa é de que se recolham cerca de 1,5 mil toneladas de resíduos sólidos.
Atualmente 100% dos resíduos de exumação e de vegetação são segregados.

Cuidados Com A Dengue
O Serviço Funerário recomenda que as pessoas adotem procedimentos preventivos, retirando os sacos plásticos de vasos de flores e substituindo água por areia nos pratinhos.

Funcionários do SFMSP orientarão os visitantes sobre os cuidados em todos os cemitérios municipais.

Alerta Contra Os Enxadinhas
É importante que os familiares e visitantes dos cemitérios não utilizem o serviço dos chamados “enxadinhas” (pessoas que se infiltram nos cemitérios e oferecem serviços diversos, como limpeza de túmulos ou vigilância, para extorquirem dinheiro). Antes de contratar qualquer profissional para construção, reforma, manutenção, jardinagem e zelamento de jazigos, as famílias devem consultar nas respectivas administrações dos cemitérios a listagem dos profissionais devidamente cadastrados.

O Serviço Funerário manterá equipe de fiscais para coibir a atividade dos “enxadinhas”.

Trabalho Infantil
O Serviço Funerário do Município de São Paulo não permite, em nenhuma hipótese, a atuação de menores prestando qualquer serviço dentro das necrópoles municipais.

Lembramos que as necrópoles são áreas públicas e o acesso é irrestrito, portanto, ao constatar a presença de clandestinos (inclusive menores) oferecendo serviços, o munícipe deve avisar aos administradores dos cemitérios, a GCM ou a Policia Militar que os menores se retirem do local.

Transporte
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários (www.sptrans.com.br) ou ligue 156.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montará um esquema especial de trânsito nas imediações dos principais cemitérios da cidade de São Paulo, na segunda-feira (02/11), visando melhorar as condições de tráfego, acessibilidade, estacionamento e segurança para o usuário no sistema viário.

Segurança
Todos os 22 cemitérios municipais contarão com um efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM)