Delegação dinamarquesa visita São Paulo para conhecer políticas municipais de gestão de resíduos

Nesta quinta-feira (29/10), europeus estiveram na Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena. Programação de atividades começou no último dia 27, durante encontro com o secretário Simão Pedro



Foto: Assessoria de Imprensa Amlurb

Técnicos do departamento de gestão de resíduos da Prefeitura de Copenhagen, capital da Dinamarca, visitaram na manhã desta quinta-feira (29/10) a Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena (CMT), na região do Bom Retiro. A visita à unidade integra programação no município que tem como objetivo a troca de experiências no setor entre paulistanos e dinamarqueses, promovida pela Secretaria de Serviços, a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a Associação Internacional de Gestão de Resíduos e a Coalizão para o Clima e Ar Limpo.

Durante a visita à unidade, construída pela concessionária do serviço de coleta domiciliar Loga (responsável pelas regiões Norte, Oeste e Central), os europeus foram recebidos pelo coordenador de Planejamento, Francisco Vianna, que explicou o funcionamento da CMT e as atribuições da empresa. Inaugurada pela Prefeitura em junho de 2014, a unidade contou com investimento de cerca de R$ 15 milhões em equipamentos e utiliza tecnologias alemã, francesa e espanhola.

A CMT funciona integrada à Estação de Transbordo Ponte Pequena, formando um complexo de 19 mil metros quadrados. “Acho que a Prefeitura tem várias iniciativas muito boas e está na direção certa. Temos visto essas centrais mecanizadas de triagem, as tentativas para ampliar a reciclagem e a compostagem. Há um longo caminho a percorrer, é preciso conscientizar os cidadãos, mas vejo que vocês estão fazendo as coisas certas”, destacou a chefe do Departamento de Planejamento de Gestão de Resíduos da Prefeitura de Copenhagen, Merete Kristoffersen.

Referência mundial em sustentabilidade, a capital dinamarquesa registra cerca de 40% de reciclagem e pretende se tornar uma cidade neutra em emissões de carbono até 2025.

Programação


Merete também visitou a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, em Santo Amaro, construída pela concessionária EcoUrbis (regiões Sul e Leste), o CTL (Centro de Tratamento de Resíduos ), na Estrada de Sapopemba, entre outros equipamentos públicos. Uma delegação composta por técnicos da autarquia e da Secretaria de Serviços deve visitar o país escandinavo até o fim do próximo mês.

“Essa troca de experiências pode ser muito válida para que nós possamos ampliar ainda mais o conhecimento técnico na gestão de resíduos e fortalecer os projetos de São Paulo neste setor”, afirmou o secretário Simão Pedro.

A programação foi iniciada na última terça-feira, com um encontro no gabinete do secretário, em que foram apresentados dados gerais de São Paulo e informações sobre os principais projetos da secretaria. A reunião contou ainda com o presidente da Amlurb, José Antonio Bacchim, acompanhado por técnicos da autarquia, da cônsul da Dinamarca, Eva Marianne Robinson, além de representantes da Abrelpe.




Fonte: Amlurb