Prefeitura inaugura Ecoponto Cidade Líder

Região da Subprefeitura Itaquera conta com outras duas unidades



Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta quarta-feira (11/11) o Ecoponto Cidade Líder, localizado no distrito homônimo à unidade, que pertence à região da Subprefeitura Itaquera. Cerca de 100 moradores compareceram ao evento, que contou com as participações do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, do subprefeito de Itaquera, Mauricio Luis Martins, e do líder comunitário Antonio William do Nascimento.

Orçado em R$ 244.239, 06 e construído em área de 1.155 metros quadrados, o Ecoponto Cidade Líder está em funcionamento desde 25 de setembro último. Além dele, a Subprefeitura conta com outras duas unidades: Guarani e Oswaldo Valle. Três ecopontos estão em fase de implantação na região: Cavalcanti, Parque do Carmo e José Bonifácio.

Durante o evento, o prefeito destacou que a ampliação da rede de ecopontos e da coleta seletiva no município são temas “que dialogam com a saúde pública e a questão do meio ambiente. Por isso, o trabalho de conscientização é muito importante.”

O secretário Simão Pedro destacou o esforço que a Administração tem realizado para tornar a cidade mais limpa e sustentável e pediu a ajuda da comunidade. “Quero pedir que divulguem o ecoponto para os vizinhos e tratem deste espaço com carinho. Neste local, vocês podem descartar aqueles resíduos de pequenas reformas e os resíduos recicláveis.”

Funcionamento

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos. O munícipe pode depositar gratuitamente até 1 m³ de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. O morador pode descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Atualmente, São Paulo conta com 88 ecopontos. A relação completa está disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626
 

 Fonte: Amlurb