Prefeitura e sindicato de trabalhadores da limpeza urbana lançam campanha “Todos Juntos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”

Evento realizado no Ginásio do Pacaembu nesta quinta-feira (14/1) contou com a capacitação de cerca de 1.200 funcionários das empresas do setor, que irão atuar como multiplicadores de informação no combate às doenças

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

A luta contra o mosquito Aedes Aegypti na cidade de São Paulo ganhou mais reforços nesta quinta-feira (14/1), no Ginásio Poliesportivo do Estádio do Pacaembu, com o lançamento da campanha “Todos Juntos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”.

Durante o evento, cerca de 1.200 agentes da limpeza urbana e da coleta domiciliar que trabalham nas empresas contratadas pela Prefeitura (Soma, Inova, Loga e EcoUrbis) foram capacitados para atuarem como agentes multiplicadores de informação no combate às doenças.

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

A iniciativa representa uma união de esforços das secretarias de Serviços e Saúde, em parceria com o Siemaco, (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo).

O  lançamento teve a participação, entre as autoridades, do secretário de Serviços, Simão Pedro; o secretário de Saúde, Alexandre Padilha; o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene; e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim. O evento contou ainda com a participação do presidente da entidade sindical, Moacyr Pereira, e dos representantes das quatro empresas.

Os agentes de limpeza assistiram à palestra da médica sanitarista Brunis Bronislawa de Castro, do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti e da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde) e conferiram a apresentação do grupo de teatro da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS).

Os profissionais irão circular com identificação visual e distribuir panfletos com orientações à população enquanto trabalham.

Ainda durante o evento, também foram apresentados os 24 caminhões adesivados das empresas que circularão com a logomarca da campanha, ajudando na tarefa de chamar a atenção dos munícipes.

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

Engajamento

O secretário de Serviços ressaltou a importância da colaboração dos trabalhadores. “Peço que conversem com a população e nos deem essa força. Vamos usar todas as armas e ferramentas contra esse mosquito”, afirmou Simão Pedro, que também elogiou o engajamento do sindicato na campanha. Há cerca de uma semana, cerca de 100 profissionais foram capacitados como multiplicadores de informação, entre trabalhadores filiados à entidade e funcionários da Prefeitura, em evento no Siemaco.

De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Padilha, além dos profissionais da limpeza, a campanha conta com a participação de “2.500 agentes de vigilância em saúde, 8.000 agentes comunitários de saúde e 100 soldados do Exército Brasileiro.”
 

Fonte: Amlurb