Prefeito Fernando Haddad marca presença na Campus Party 2016

Visita incluiu ida à estande da Prefeitura e participação na mesa de abertura do Fórum Smart Cities

O prefeito Fernando Haddad esteve nesta sexta-feira (29/01), na nona edição da Campus Party em São Paulo. O prefeito foi acompanhado por Renato Gonçalves, secretário em exercício de Serviços, João Cassino, coordenador de Conectividade e Convergência Digital e Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O estande da Prefeitura foi o primeiro local visitado pelo prefeito. Durante esta semana o local recebeu uma série de atividades, entre elas as oficinas Fab Lab Livre SP, que dão uma amostra aos campuseiros do que está sendo ofertado na rede de laboratórios de fabricação digital.

Haddad conversou com alguns alunos das oficinas e falou da rede Fab Lab. “Esse curso que vocês estão fazendo é o mesmo dos nossos Fab Labs, já temos quatro em funcionamento (Casa da Memória, CFC Cidade Tiradentes, Galeria Olido e Centro Cultural da Penha) e outros oito ainda serão inaugurados”, disse.

O prefeito também passou pelo Startup & Makers Camp - espaço em que empreendedores iniciantes e em desenvolvimento podem lançar seus produtos - e pela área comum da Campus Party, e pode conversar com alguns empreendedores e campuseiros.

Fórum Campus Party 2016 – Smart Cities

O Fórum Campus Party pretende discutir e ampliar o conhecimento que temos sobre as tecnologias. Este ano o tema são as Smart Cities, cidades inteligentes. A primeira palestra do fórum “Cidades Inteligentes – Como as cidades podem prestar melhores serviços aos seus cidadãos através da Tecnologia de Informação”, foi composta pelo prefeito, Fernando Haddad, Paulo Teixeira, Coordenador do Fórum e Deputado Federal, Francesco Farruggia, Presidente do Instituto Campus Party e Demi Getschko, Diretor Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

“O Fórum Campus é um intercâmbio de ideias e discussões sobre como a revolução digital afeta os cidadãos. Convidamos o governo, sociedade civil e empresas para debatermos sobre este assunto. Este ano falaremos sobre as Smart Cities, as cidade inteligentes”, explicou Farruggia.

Paulo Teixeira exaltou as ações Prefeitura de São Paulo na área da tecnologia. “Esta gestão tem colocado a cidade na vanguarda das cidades inteligentes. Os Fab Labs, praças com wifi, iluminação com lâmpadas de LED, estes são alguns dos temas que fazem de São Paulo uma cidade inteligente”, disse.

Haddad falou que São Paulo figura entre as cidades com maior conectividade pública do mundo e citou alguns dos programas ligados à tecnologia. “Nós temos o Vai Tec, é um edital anual para fomentar núcleos de desenvolvimento de Tecnologia da Informação na nossa cidade e que tem o patrocínio da Secretaria Municipal do Trabalho, outra frente é o WiFi Livre, a nossa meta era ter 42 locais com wifi na cidade e chegamos a 120 e pretendemos ampliar este número, além disto já começamos a colocar wifi em ônibus”, disse.

O prefeito também falou sobre a rede Fab Lab Livre SP. “A rede Fab Lab Livre será a maior rede de laboratórios de fabricação digital no mundo. Mais importante que o equipamento é o recurso humano, teremos uma série de cursos e o potencial da criação de novas tecnologias e empreendimentos na cidade de São Paulo será incrementado, gerando oportunidade nas periferias.”, concluiu.



Foto: Assessoria de Imprensa/SES