Amlurb participa do projeto Agriculturas Paulistanas

Por meio do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, que transforma resíduos vegetais em adubo de qualidade, a autarquia fornecerá fertilizantes orgânicos às famílias participantes

Crédito: Fábio Arantes/SECOM

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) desempenha papel importante na execução do projeto Agriculturas Paulistanas, da Prefeitura de São Paulo, que apoiará a produção agrícola realizada por famílias estabelecidas, principalmente, no extremo sul da cidade. Atualmente, a zona rural, onde há 5 mil hectares destinados a esse tipo de atividade, representa cerca de 30% da área do município.

Por meio do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, que transforma resíduos vegetais em adubo de qualidade, a autarquia fornecerá fertilizantes orgânicos às famílias participantes. Desde dezembro último, já está em funcionamento o primeiro pátio-piloto descentralizado do Feiras e Jardins Sustentáveis, na Lapa. Situado em área de três mil metros quadrados na Subprefeitura, o pátio recebe, aproximadamente, 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados em 26 feiras da região, além dos resíduos de podas e jardinagem.

Até o final de 2016, serão implantadas quatro Centrais de Compostagem, com operação mecanizada e capacidade de processamento de 50 toneladas diárias, cada uma. Além disso, serão construídos 27 Pátios Descentralizados, com operação manual e capacidade para processar entre 3 e 10 toneladas por dia, exclusivamente para resíduos vegetais de feiras livres (restos de frutas, legumes e verduras) e serviços de poda e jardinagem.

“Estamos incentivando a criação de um espaço de desenvolvimento sustentável que recupera a fertilidade natural dos solos, sequestra carbono, regulariza os fluxos hídricos e funciona como um cordão de proteção para as áreas de florestas que preservam a biodiversidade e as nascentes e rios que abastecem os reservatórios de água da Cidade”, destaca o coordenador de resíduos orgânicos da Amlurb, Antonio Oswaldo Storel.

Lançamento

O Agriculturas Paulistanas foi lançado no ultimo dia 2, durante evento promovido em Parelheiros que contou com a participação do presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, representante da Secretaria de Serviços na ocasião. O programa conta ainda com as secretarias municipais de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo; do Verde e Meio Ambiente; de Desenvolvimento Urbano e de Coordenação das Subprefeituras.

Mais informações sobre o Agriculturas Paulistanas em http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/9619#ad-image-0

Fonte: Amlurb