FabLab Três Pontes inicia atividades

As oficinas começam nesta terça-feira (22)

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O secretário de Serviços, Simão Pedro, acompanhado do coordenador de Conectividade e Convergência Digital, João Cassino, e da coordenadora de Fab Labs, Juliana Pessoa, inaugurou nesta segunda-feira (21) o FabLab Livre CEU Três Pontes. Trata-se do sexto equipamento da Rede FabLab Livre SP. As outras seis unidades estarão em funcionamento até o final deste mês.

Os cursos e oficinas ministrados nos FabLabs - de curta, média e longa duração - emitem certificado e capacitam os alunos com o que há de mais moderno no se refere a tecnologia. “Muitas dessas máquinas existem nas empresas, então há a necessidade de pessoas capacitadas para operá-las. Por isso, os alunos dos FabLabs já saem prontos para o mercado de trabalho”, afirmou Thiago Galassi, técnico de laboratório do FabLab Três Pontes.

Os instrumentos dos laboratórios podem ser usados para, basicamente, fabricar qualquer tipo de objeto. O secretário Simão Pedro destacou que os alunos do CEU podem utilizar o espaço também para trabalhos escolares. “Espero que vocês aproveitem as oficinas do FabLab. Vejo que há muitos alunos aqui, que podem usar as impressoras 3D, cortadoras a laser e fresadoras para criar o que quiserem, desde um drone, um robô, até uma maquete para um trabalho escolar”, destacou.

As oficinas do FabLab Três Pontes começam nesta terça-feira (21) - Scratch (Programação de Jogos), Introdução à Modelagem e Impressão 3D e Eletrônica Básica - e as inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo e-mail cursos.fablab@itsbrasil.org.br

FabLab Livre SP

Os FabLabs são espaços que contam com máquinas e equipamentos de última geração como fresadoras (usada para corte ou desgaste de madeira, plástico isopor, etc), fresadora de precisão (capaz de produzir placas de circuitos eletrônicos), impressoras 3D (impressão de objetos), cortadora a laser (permite cortes com precisão milimétrica) e cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas).

Todo esse aparato pode ser utilizado para confeccionar uma série de coisas, desde uma cadeira até uma prótese. Para tal, são ministradas mensalmente oficinas dos mais diversos eixos da tecnologia que tiram o proveito máximo das máquinas dos FabLabs.

A rede FabLab Livre será composta por 12 laboratórios (quatro grandes laboratórios e oito minilaboratórios). Até o final de março, toda a rede estará disponível para a população.

Grandes Laboratórios

Centro Cultural Cidade Tiradentes*
Galeria Olido*

Centro de Convivência de Heliópolis
Chácara do Jockey Club
 

Mini Laboratórios

Casa de Memória de Itaquera*
Centro Cultural da Penha*
CEU Três Pontes*
CEU Anhanguera*
Centro Cultural da Juventude
Centro Cultural São Paulo
Espaço São Luís (Telecentro Criança Feliz)
Vila Itororó

*Em funcionamento