Vila Itororó é o sétimo FabLab Livre da cidade

Neste mês serão ministradas seis oficinas

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

A Vila Itororó, na Bela Vista, é um conjunto remanescente de casas construídas em 1922. O espaço, desapropriado há alguns anos, promove atividades culturais em suas dependências e está passando por restauração para a criação de um Centro Cultural. A Secretaria de Serviços, com o intuito de incentivar a reapropriação da Vila Itororó, inaugurou hoje (22) um FabLab no local. A cerimônia contou com a presença dos secretários Simão Pedro (Serviços), Nabil Bonduki (Cultura), do coordenador de Conectividade e Convergência Digital, João Cassino, e da coordenadora de Fab Labs, Juliana Pessoa.

Luiz Fernando, responsável pela restauração da Vila Itororó, parabenizou a iniciativa da pasta de Serviços e a relevância do equipamento. “A Vila Itororó, representou uma transformação da cidade, momento em que São Paulo deixou de ser uma província e passou a ser uma cidade, um momento de revolução da indústria, nós estamos vivendo outra revolução agora na área de tecnologia e fico feliz de que o FabLab seja instalado aqui nesse local emblemático da cidade”, disse.

Os FabLabs estão disponíveis para qualquer munícipe, o secretário Nabil Bonduki falou deste aspecto. “As máquinas dos FabLabs custariam muito para ser utilizados fora daqui, o FabLab Livre permite que toda a população tenha acesso a essas tecnologias de ponta, desta forma, este equipamento da Secretaria da Cultura, com a parceria com a Secretaria de Serviços, se configura como um local democrático e cultural, que usa a tecnologia como fator de inclusão”, afirmou.

A rede FabLab Livre SP – composta por 12 laboratórios - contemplará todas as regiões da cidade. “O FabLab tem a função de levar as melhores tecnologias para toda a capital, especialmente para as regiões periféricas, a população deve ter a oportunidade de se apropriar destas novas tecnologias para que possam, futuramente, se inserirem mais facilmente no mercado de trabalho”, concluiu Simão Pedro.

As oficinas na Vila Itororó começam amanhã (23), as inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo e-mail cursos.fablab@itsbrasil.org.br

FabLab Livre SP

Os FabLabs são espaços que contam com máquinas e equipamentos de última geração como fresadoras (usada para corte ou desgaste de madeira, plástico isopor, etc), fresadora de precisão (capaz de produzir placas de circuitos eletrônicos), impressoras 3D (impressão de objetos), cortadora a laser (permite cortes com precisão milimétrica) e cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas).

Todo esse aparato pode ser utilizado para confeccionar uma série de coisas, desde uma cadeira até uma prótese. Para tal, são ministradas mensalmente oficinas dos mais diversos eixos da tecnologia que tiram o proveito máximo das máquinas dos FabLabs.
A rede FabLab Livre será composta por 12 laboratórios (quatro grandes laboratórios e oito minilaboratórios). Até o final de março, toda a rede estará disponível para a população.



Serviço:

FabLab Itororó
Rua Pedroso, 238 - Bela Vista