Cemitério da Consolação recebe atividades especiais para a Páscoa

Contação de histórias e apresentação de orquestra integram o Programa Memória e Vida do Serviço Funerário do Município de São Paulo

Foto: SFMSP

No final de semana, em homenagem à Páscoa, o Cemitério da Consolação ofereceu duas atividades culturais. No sábado (26), através de uma abordagem lúdica e divertida, o Grupo Caravana dos Sonhos apresentou, sob a forma de contação de histórias, um tema pouco abordado na nossa sociedade: a morte. O espetáculo, que aconteceu na Capela do Cemitério Consolação, contou com a presença dos munícipes, que puderam assistir à apresentação, além de participar de atividades de ciranda e música.

A superintendente do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Lucia Salles França Pinto, disse que “foi muito importante o evento pois contou com a presença de famílias, que trouxeram inclusive suas crianças, mostrando que cemitério não é tétrico nem fúnebre mas sim um parque de memória e de vida”.

O Grupo Caravana dos Sonhos, que é formado por 04 contadores de histórias e uma flautista, começou suas atividades em 2013 e pesquisa temas da tradição oral brasileira como histórias afro-brasileiras, dos povos indígenas, contos modernos, entre outros.

Apresentação da orquestra

A Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro, composta por 25 músicos e sob a regência de Gretchen Miller, se apresentou no domingo (27) na mesma capela do cemitério Consolação com uma programação musical preparada especialmente para o feriado.

Com composições que vão desde a Sinfonia N.25, de Mozart, à Fuga e Mistério, de Piazzolla, a orquestra, que é formada por alunos, pais e professores, conquistou a atenção e encantou todo o público que esteve presente durante a apresentação, recebendo os merecidos aplausos a cada atuação.

Lucia Salles ressaltou: “esta atividade, assim como outras, tem a intenção de transformar os cemitérios em lugares de memória, sempre celebrando a vida e nunca deixando a nossa história ser esquecida”.



Foto: SFMSP

Programa Memória & Vida

As atividades fazem parte do Programa Memória & Vida, projeto que se pauta na ressignificação das necrópoles, contemplando uma agenda diversificada de eventos culturais, tais como: exposições, visitas guiadas, peças de teatro, saraus de música e poesia, arte mural, seminários, trilhas ambientais, contação de histórias e cinema, criando, desta forma, novos paradigmas na abordagem desses espaços, privilegiando-os como locais de convivência, disponíveis para a população.

Fonte: SFMSP