Secretaria de Serviços presente na 12ª Virada Cultural

Participação se dará por meio do Ilume, que instalará 724 luminárias LED, e pela Amlurb, que fará a limpeza diária, em todo o circuito do evento

Foto: César Ogata/Secom

Para garantir mais conforto e bem estar aos frequentadores da 12ª edição da Virada Cultural, que acontece de 20 a 22 de maio com mais de 700 atrações em vários pontos da cidade, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), remodelará 711 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED no circuito que compõem o evento, além de monitorar toda a rede de iluminação dos locais onde serão montados os palcos. Desse total, mais de 200 pontos estarão localizados na Praça da República. Serão investidos cerca de R$ 1,8 milhão.

Outro lugar que está merecendo a atenção do Ilume é o Beco do Batman, viela localizada no bairro boêmio da Vila Madalena, Zona Oeste, e conhecida por ter suas paredes completamente grafitadas. O local, que também servirá de palco para a Virada e não é iluminado, receberá 13 luminárias LED.

“Além da nova iluminação, é importante ressaltar que manteremos equipes de manutenção em plantão em todos os locais de eventos”, afirma o secretário Alberto Serra, que também responde pela diretoria do Ilume.

A participação da Secretaria de Serviços também se dará por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Além dos serviços preliminares de limpeza, que serão iniciados dia 14, durante o evento uma equipe composta por aproximadamente 1.250 agentes ambientais, 70 fiscais e 200 motoristas/operadores será responsável pela limpeza, manutenção e coleta dos resíduos nas áreas dos espetáculos, bem como da coleta dos resíduos das papeleiras e PEVs (Pontos de Entregas Voluntárias) instalados nas áreas de abrangência.

Durante os serviços preliminares será dada atenção para a raspagem de sarjeta e guias, capina, coleta de resíduos, raspagem e pintura de postes, limpeza de bueiros, limpeza mecanizada das vias e viadutos, lavagem dos calçadões e escadarias, além de coleta de resíduos diversos.

Segurança primária - Pela primeira vez, a Virada terá início numa sexta-feira (20), com um happy hour das 17h às 23h, no perímetro entre a Avenida Ipiranga e a Praça da Sé, com nove pontos de atrações. Outra novidade desta edição é a ampliação das atividades por todas as 32 subprefeituras.

Para melhorar a segurança durante a Virada Cultural, a opção da prefeitura foi pela diminuição do perímetro entre os palcos do centro. O objetivo é facilitar a locomoção do público entre um e outro e deixar as regiões com um maior número de pessoas.

“Passamos a atuar na prevenção primária. São mais de 700 pontos de iluminação no centro cujas luminárias serão trocadas por LED, que além de conforto trazem uma sensação de segurança maior. Sobretudo de madrugada, em que incidentes podem ocorrer com mais frequência. Então a iluminação LED proporciona isso”, destacou o prefeito Fernando Haddad durante o lançamento do evento nesta sexta-feira (13/05).

A programação completa e demais informações sobre a Virada está no endereço www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br