Rede FabLab Livre capacitará 120 jovens do programa Bolsa Trabalho



Foto: Fábio Arantes/Secom

A Secretaria de Serviços, por meio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital (CCCD), e em parceria com as pastas de Trabalho e Empreendedorismo e Direitos Humanos e Cidadania, dará oportunidade para que 120 jovens de baixa renda, de 16 a 24 anos, capacitem-se no uso dos equipamentos usados na rede FabLab Livre SP. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25), na Galeria Olido, pelo prefeito Fernando Haddad, durante a aula inaugural. Ele esteve acompanhado dos secretários Simão Pedro (Serviços), Felipe Paula (Direitos Humanos e Cidadania) e Sandra Faé, secretária-adjunta de Trabalho e Empreendedorismo.

Os selecionados terão aulas em um dos 12 FabLabs. O conteúdo será o mesmo ministrado aos outros alunos na rede como cursos na área de eletrônica, impressão 3D, marcenaria e outros. Os alunos também terão atividades de capacitação sobre o mundo do trabalho, cidadania e direitos humanos, cursos de prototipagem rápida e serão capazes de operar as máquinas dos laboratórios. O conhecimento adquirido durante a participação deve ser propagado em suas comunidades, desenvolvendo projetos e propondo o uso de tecnologias para criar soluções para problemas locais.

“Nós queremos dar oportunidade para que vocês, daqui a um ano, tenham no currículo uma atividade que pode fazer a diferença na vida profissional de vocês”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

O secretário de Serviços, Simão Pedro, destacou o crescente de número de participantes nos cursos do FabLab e aplicabilidade do conteúdo adquirido. “Hoje temos cinco mil acessos mensais na rede FabLab Livre SP, além de contarem com grandes profissionais como professores vocês terão oportunidade de desenvolver projetos que possam ser aplicados na sua rua, no seu bairro”, destacou.

O auxílio para participação do projeto será concedido por um ano, podendo ser prorrogado por outro, a bolsa é de R$ 1.012,00 para 136 horas mensais de atividades, valor que inclui auxílios transporte e alimentação.
Durante a fase de seleção, 1.200 candidatos se inscreveram. A comissão conjunta entre a Secretaria de Trabalho e Direitos Humanos levou em consideração para escolha dos alunos a paridade de gênero, identidade étnico-racial, renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e estar desempregado, além da proximidade da unidade. Outros 10% das vagas foram reservados para imigrantes.

Entenda o Fab Lab Livre SP


Os Laboratórios de Fabricação Digital são locais que possuem equipamentos de última geração, como impressoras 3D (impressão de objetos), fresadoras (usada para corte ou desgaste de madeira, plástico isopor, etc), fresadora de precisão (capaz de produzir placas de circuitos eletrônicos), cortadora a laser (permite cortes com precisão milimétrica) e cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas). Este maquinário pode ser utilizado para produzir uma infinidade de objetos como mobiliário, drones e até mesmo próteses.

Ao todo, a rede Fab Lab Livre SP conta com 12 laboratórios, sendo considerada uma das maiores redes de Fab Lab do mundo. Única a ser gratuita.

O espaço pode ser acessado por qualquer munícipe. Mensalmente são oferecidos cursos e oficinas de curta e longa duração como marcenaria, eletrônica e modelagem 2D/3D.

Conheça mais sobre a rede FabLab Livre SP e inscreva-se em cursos aqui.