Prefeitura de São Paulo investe em modernização interna para agilizar as respostas das demandas do SP156

O novo aplicativo interno de gestão dos canais SP156 agiliza o atendimento das demandas e facilita a rotina dos servidores que atuam nas ruas e executam solicitações referentes à limpeza urbana, vigilância sanitária, Defesa Civil, entre outras

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia, moderniza as plataformas de gestão das demandas do cidadão lançando aplicativo para o celular com foco nos servidores que atuam nas ruas. São profissionais de 15 órgãos municipais responsáveis pelas mais diversas áreas do município, executando demandas dos cidadãos registradas por meio dos canais SP156 – central telefônica 156, portal SP156, aplicativo SP156, praças de atendimento e Descomplica SP – São Miguel Paulista.


A iniciativa proporciona maior agilidade de resposta às demandas da cidade e facilita, ainda, a rotina dos profissionais que trabalham na operacionalização de serviços relacionados à limpeza urbana, assistência social e vigilância sanitária, entre outros, permitindo a checagem das informações e o registro de dados.

Ou seja, com a plataforma, os servidores ganham rapidez na hora de checar as demandas dos cidadãos e cidadãs, podendo atualizar e registrar a realização e/ou fiscalização no próprio local. Os cidadãos, por sua vez, poderão contar com uma Prefeitura cada vez mais moderna por dentro e por fora para atender às solicitações dos munícipes.

“Estamos empenhados em modernizar os sistemas para garantir respostas ágeis aos desafios na gestão da cidade. A tecnologia tem papel fundamental na busca por estes atalhos: otimiza a atuação das nossas equipes, evita retrabalho e poupa recursos como tempo e dinheiro”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Esta não é a única iniciativa de uso da tecnologia para melhorar a vida do cidadão e cidadãs por meio dos canais SP156. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia já modernizou o portal SP156; lançou o aplicativo SP156; e inaugurou o Descomplica SP em São Miguel Paulista. O aplicativo de uso interno para tratamento de demandas soma-se a esse conjunto de esforços na construção de uma cidade inteligente para todos os cidadãos.

A plataforma mobile do Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão (SIGRC) está disponível na versão Android. É de uso exclusivo de servidores dos órgãos municipais que, agora, contam com esta nova modalidade de aplicação, além da versão para desktop. A ferramenta está vinculada ao programa SP156, principal canal de comunicação entre a Prefeitura de São Paulo e a população.