Zona Sul: funcionários da futura unidade do Descomplica SP em Campo Limpo já recebem formação e capacitação

São mais de 100 servidores sendo preparados para atender os paulistanos na zona Sul. Esta será a segunda unidade na capital – piloto em São Miguel Paulista, na Zona Leste, tem 99% aprovação dos usuários

Começou dia 10 de janeiro a capacitação de mais de 120 funcionários da Prefeitura que farão parte da equipe de atendimento do Descomplica SP, na futura unidade do Campo Limpo, zona sul. A capacitação dura dois meses e termina em fevereiro.

O programa Descomplica SP é coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia com apoio técnico da Prodam e envolve onze secretarias.
O objetivo é descentralizar e, portanto, levar os serviços da Prefeitura de São Paulo mais perto das pessoas, promovendo a integração do atendimento ao cidadão. A primeira unidade foi inaugurada em São Miguel Paulista, na Zona Leste.
A partir da experiência do PoupaTempo, o Descomplica SP inova e estabelece um novo jeito de atender o cidadão.
Oferece à população mais de 350 serviços da Prefeitura integrando onze secretarias/órgãos municipais, além de órgãos de outras esferas de Governo, como o Detran.SP, Sabesp e os Correios.

Descomplica SP Digital
O programa tem como diferencial o Descomplica SP Digital cujo objetivo é oferecer serviços mais ágeis que possam ser realizados por meios digitais.
No espaço do Descomplica SP Digital a população poderá conhecer, aprender e acessar os serviços eletrônicos, de forma independente ou tutoriada, respeitando os conceitos de cidadania digital.

Atendimento “Lado a Lado”.
Uma das inovações do Descomplica SP é o chamado “atendimento lado a lado”. Durante o atendimento, as pessoas são convidadas a sentar-se ao lado do funcionário ou funcionária, e não mais frente a frente.
“Além de informações precisas e eficientes sobre os serviços, queremos que o servidor desenvolva parceria com o cidadão na solução dos seus problemas. O atendimento humano, lado a lado, é prioridade no Descomplica SP”, afirma Alessandra Garcia, da gerência de implantação do Descomplica.
“Trabalhamos para melhorar a vida do cidadão desburocratizando processos, atendendo com mais qualidade e integrando serviços para agilizar o tempo dele na relação com a Prefeitura e com a cidade”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Importante destacar que a unidade está preparada para atender pessoas com deficiência física ou sensorial e dispõe de acesso por rampas, piso tátil, atendimento em libras e instalações adaptadas ao conceito inclusivo, oferecendo segurança e autonomia para o cidadão.

Entre os serviços mais solicitados pela população estão:

Intermediação de mão-de-obra e encaminhamento para recolocação no mercado de trabalho via CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador
Solicitação de Bilhete Único para pessoa com deficiência
Emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação e Alistamento Militar
Solicitação de Bilhete Único para idoso
Emissão de segunda via de IPTU, renegociações
Ativação do Seguro Desemprego
Emissão de Carteira de Trabalho