Prefeitura de São Paulo implanta agendamento online para CadÚnico

Inovação trouxe agilidade e autonomia para os munícipes

Para aprimorar o atendimento à população paulistana, o agendamento do horário para o cadastro e atualização de dados no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) agora é online. A iniciativa agiliza os processos e permite autonomia para a realização do atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Disponível no site da prefeitura de São Paulo, pelo link http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br, o munícipe pode escolher dia, hora e local do atendimento.
A implantação do sistema, que se iniciou em 06 de setembro de 2018 com os CRAS Iguatemi, M´Boi Mirim e Itaquera, será finalizada neste mês, totalizando 54 centros. Até o momento, cerca de 100 mil pessoas já realizaram o agendamento online.
Para conhecer a inovação, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, esteve na quinta-feira, 10/01, juntamente com o secretário da SMADS, José Castro, na Supervisão de Assistência Social (SAS) e no CRAS Lapa. Acompanhando a visita do Prefeito e do Secretário também estiveram presentes a coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Rosane Berthaud, a gerente do SAS LAPA, Cleide Leonel e o gerente de Gestão de Benefícios da SMADS, Luiz Francisquini, que ministrou uma explanação sobre a implantação e os dados preliminares referentes ao CadÚnico.
Para o secretário da SMADS, a inovação do agendamento online é o resultado do trabalho contínuo da Secretaria, que visa aprimorar os serviços ofertados aos cidadãos de uma das maiores redes socioassistenciais da América Latina. “A iniciativa possibilita democratizar o atendimento, a fim de garantir dignidade e respeito com os munícipes desde o primeiro contato”, afirma.

CadÚnico
Na cidade de São Paulo, mais de 1,3 milhões de famílias são cadastradas pelo CadÚnico e participam dos principais Programas e Benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada /Lei Orgânica da Assistência Social, Programa Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Leve Leite, Passe Livre Estudantil, ID Jovem entre outros. Em 2018, o atendimento médio mensal foi de 56.000 famílias, sendo que a atualização cadastral representou 81% do serviço realizado.